Graduação
Alteração de Estrutura Curricular
Dupla Diplomação
- O que é?
A dupla diplomação consiste na autorização dada ao aluno regular de graduação para iniciar a segunda diplomação, após a conclusão da habilitação de origem.
- Quem possui direito de fazer a solicitação?
Os requisitos da dupla diplomação estão expressamente previstos no edital semestral do DEG/SAA publicado no site da SAA. A previsão específica para a dupla diplomação ocorre segundo o Art. 8º da Resolução CEPE UnB nº 053/2022.
- Como e onde posso fazer a solicitação?
A solicitação da dupla diplomação deve ser feita em conformidade com as datas e os requisitos do respectivo edital do DEG/SAA, por meio do formulário eletrônico disponibilizado no próprio edital de dupla diplomação.
- Qual o prazo para que eu possa fazer a solicitação?
Os prazos serão fixados pelo edital de dupla diplomação do DEG/SAA e deverão ser, rigorosamente, seguidos pelos discentes pleiteantes.
- Como/quando saberei o resultado do pedido?
Os resultados da dupla diplomação serão publicados, eletronicamente, na seção de Graduação > Dupla Diplomação e Mudança de Curso, no site da SAA, conforme os prazos fixados em edital.
- Onde posso acompanhar?
Todas as publicações referentes às etapas do processo de dupla diplomação ocorrerão através de edital. Portanto, o acompanhamento das etapas processo de dupla diplomação deve ser realizado através seção de Graduação > Dupla Diplomação e Mudança de Curso, no site da SAA.
Mudança de currículo
- O que é?
A mudança de estrutura curricular consiste na autorização para que o aluno regular de graduação possa cumprir um currículo mais recente que o vigente à época de seu ingresso na Universidade. Ela será analisada e autorizada pelos Coordenadores de Graduação.
- Quem possui direito de fazer a solicitação?
Qualquer aluno poderá solicitar, uma única vez, a mudança para currículo mais recente ao vigente à época de seu ingresso na Universidade, conforme aprovação na Ata da 1429ª Reunião da CEG.
- Como e onde posso fazer a solicitação?
O procedimento para solicitar a mudança de currículo deverá ser realizado or meio do peticionamento eletrônico, disponível no site https://www.saa.unb.br/sistemas/peticionamento-eletronico.
- Qual o prazo para que eu possa fazer a solicitação?
Em qualquer tempo.
- Como/quando saberei o resultado do pedido?
O estudante será notificado por e-mail após a efetivação da mudança do currículo.
- Como posso acompanhar?
Por meio do SEI, o aluno poderá acompanhar o andamento do processo. Após o aluno peticionar, será gerado o processo de mudança de currículo. Posteriormente, o processo será encaminhado à Coordenação de Graduação para análise. Após a análise da coordenação, o processo retornará à SAA para efetivação da mudança ou comunicação do indeferimento.
Mudança de curso
- O que é?
A mudança de curso consiste na autorização dada ao estudante regular de graduação para ter alterado o vínculo com seu curso de ingresso na UnB para outro curso de sua escolha, desde que tenha ingressado pelo PAS, Vestibular ou ENEM.
- Quem possui direito de fazer a solicitação?
Os requisitos da mudança de curso estão expressamente previstos no edital semestral do DEG/SAA publicado no site da SAA. A previsão específica para a mudança de curso ocorre segundo o Art. º da Resolução CEPE UnB nº 053/2022.
- Como e onde posso fazer a solicitação?
A solicitação da mudança de curso deve ser feita em conformidade com as datas e os requisitos do respectivo edital do DEG/SAA, por meio do formulário eletrônico disponibilizado no próprio edital de mudança de curso.
- Qual o prazo para que eu possa fazer a solicitação?
Os prazos serão fixados pelo edital de mudança de curso do DEG/SAA e deverão ser, rigorosamente, seguidos pelos discentes pleiteantes.
- Como/quando saberei sobre o resultado do pedido?
Os resultados da mudança de curso serão publicados eletronicamente na seção de Graduação > Dupla Diplomação e Mudança de Curso, no site da SAA, conforme os prazos fixados em edital.
- Onde posso acompanhar?
Todas as publicações referentes às etapas do processo de mudança de curso ocorrerão através de edital. Portanto, o acompanhamento das etapas processo de mudança de curso deve ser realizado através seção de Graduação > Dupla Diplomação e Mudança de Curso, no site da SAA.
Aproveitamentos
Aproveitamento de Carga Horária em Língua Estrangeira
- Como posso solicitar aproveitamento de cursos de língua estrangeira?
O pedido deverá ser realizado por meio do peticionamento eletrônico no site https://www.saa.unb.br/sistemas/peticionamento-eletronico. Consulte mais informações em: Concessão de Créditos em Língua Estrangeiras (unb.br).
- Onde posso acompanhar o resultado?
Por meio do acesso externo via SEI: SEI - Acesso Externo (unb.br).
Aproveitamento de Disciplinas de outras Instituições de Ensino Superior
- Estudei fora da UnB. Como faço para aproveitar as disciplinas cursadas?
Todas(os) as(os) alunas(os) que ingressam na universidade têm o prazo de 2 (dois) semestres letivos, contados a partir do ingresso na universidade, para solicitar o aproveitamento de estudos. É necessário o histórico escolar completo contendo todas as disciplinas já cursadas, com aprovação, pelo aluno, na instituição de origem, inclusive caso seja estrangeira. São necessárias, também, as correspondentes ementas, isto é, programa de cada disciplina que a(o) aluna(o) deseja aproveitar. O procedimento deve ser feito via peticionamento eletrônico em um único semestre acadêmico, no site https://www.saa.unb.br/sistemas/peticionamento-eletronico.
- O que não é permitido no aproveitamento de estudos?
No processo de aproveitamento de estudos, a(o) aluna(o) não pode aproveitar horas em atividades complementares, cursos de extensão, disciplinas cuja menção não foi de aprovação e, a fim de que não haja duplicidade, disciplinas que já foram avaliadas e aproveitadas. Ainda, é importante que a(o) discente se atente ao prazo (dois períodos letivos a contar do ingresso na Universidade), para que o pedido não seja prejudicado por prescrição.
Aproveitamento de disciplinas de ex-aluna(o) da UnB
- É possível aproveitar disciplinas que cursei com outras matrículas na UnB?
A solicitação de aproveitamento de estudos de componentes curriculares em outro curso na Universidade de Brasília deverá ser iniciada pelo aluno, via peticionamento eletrônico, e será registrada pela SAA sem a necessidade de aprovação pelo Colegiado do Curso, nos seguintes casos:
- aproveitamento de componentes curriculares obrigatórios ou optativos para o curso atual do discente, integralizados no histórico do curso anterior, com exceção dos componentes curriculares de Estágio ou TCC;
- aproveitamento de componentes curriculares eletivos, para o curso atual do discente, integralizados no histórico do curso anterior, até o limite integralizável definido pela estrutura curricular do curso do estudante.
Atividades
Atividades de Extensão
- O que são Atividades de Extensão?
São projetos de ação contínua, aprovados pelo Decanato de Extensão da UnB (DEX/UnB), que os alunos podem escolher desenvolver ao longo do período letivo. Cada projeto apresenta suas especificidades: assunto, objetivo, carga horária, público alvo etc.
Em cada período letivo, poderão ser lançadas até 60 (sessenta) horas em projetos de extensão de ação contínua nos históricos dos alunos, de acordo com a análise realizada pelo DEX/UnB. Os estudantes poderão obter horas em extensão relativas a apenas um projeto por período letivo.
- Como faço para fazer parte de um projeto de extensão?
Você deve procurar a secretaria do seu curso para saber quais projetos estão disponíveis. Outra forma é buscar um projeto que lhe agrade, acesse o site do Decanato de Extensão (DEX): http://dex.unb.br/facaextensao/extensaosigaa
- Todas as atividades de extensão são detalhadas nos históricos escolares da graduação?
Apenas as horas em atividades de extensão relacionadas a projetos de natureza continuada poderão ser registradas nos históricos escolares dos alunos. Assim, nem todas as atividades de extensão desempenhadas na UnB são passíveis de inclusão ao histórico escolar.
O Decanato de Extensão é o órgão da UnB responsável pela gestão e pelo encaminhamento, à SAA, das atividades que podem ser inseridas nos históricos escolares.
- Todas as atividades de extensão registradas junto ao Decanato de Extensão são contabilizadas no total da carga horária obtida para a formatura?
Não, depende do currículo de registro do aluno. Existem cursos de graduação que não preveem carga horária em atividades de extensão para integralização curricular. Contudo, os demais cursos possuem um limite de carga horária integralizável. Consulte a Coordenação do seu curso para verificar os limites.
- A carga horária obtida em atividades de extensão será somada em qual modalidade curricular?
Depende do curso de registro do discente. Caso haja previsão de integralização, as horas serão acrescentadas ao total obtido em carga horária optativa, até o limite permitido pelo currículo de registro.
- O que é uma Empresa Júnior (EJ) e como participar?
Uma EJ tem como função desenvolver seus membros por meio da prática empresarial para que sejam empreendedores capazes de impactar positivamente a sociedade. Para que isso aconteça, as EJs realizam projetos de qualidade a um custo abaixo do mercado, prestando serviços à sociedade em prol do desenvolvimento. O trabalho de um empresário júnior é voluntário, o valor que a empresa recebe pelos seus projetos é revertido na capacitação de seus membros.
Informações referentes a Empresas Júniores estão disponíveis no site da UnB:https://boasvindas.unb.br/empresas-juniores
- Quais são os tipos de Empresas Juniores?
Acerca da natureza e da atuação das Empresas Juniores, consulte o link: https://boasvindas.unb.br/images/EDITAIS/empresas_juniores_2020.pdf.
Atividades Complementares
- O que são Atividades Complementares?
As Atividades Complementares são componentes curriculares que têm por objetivo enriquecer e complementar a formação de discentes. Tratam-se de atividades desempenhadas por iniciativa dos próprios alunos, que poderão livremente participar de cursos, de palestras, de seminários e de outras atividades que envolvam a aquisição de experiências e de competências, dentro e fora do ambiente acadêmico.
- O que preciso fazer para aproveitar horas em Atividades Complementares?
As regras e diretrizes para o aproveitamento de atividades complementares são estabelecidas dentro de cada Unidade Acadêmica. Desse modo, o(a) discente deverá informar-se junto à secretaria de seu curso sobre as regras específicas a serem observadas, a exemplo de que tipo de atividades são aceitas, de quais os limites de integralização de horas e de quando e de como os pedidos deverão ser apresentados.
- A carga horária obtida em Atividades Complementares será somada em qual modalidade curricular?
Depende do curso de registro do estudante, a diferença entre os cursos está na obrigatoriedade ou não da apresentação dessas atividades.
Cursos que apresentam as Atividades Complementares como componentes obrigatórios terão a carga horária adicionada no campo “Complementares” do histórico escolar, até o limite exigido. Contudo, nos cursos que não apresentam essa obrigatoriedade, a carga horária obtida será acrescentada ao total da carga horária optativa, figurando, portanto, no campo “Optativos” do histórico escolar.
- Como e onde posso fazer a solicitação?
O(a) estudante precisa protocolar o pedido de integralização das atividades junto à secretaria de unidade acadêmica de seu curso. O discente receberá o número do processo SEI gerado, referente à solicitação, para acompanhar o seu andamento.
- Como/quando saberei o resultado do pedido?
Acompanhando o andamento do processo SEI, via acesso externo do SEI, gerado no ato da solicitação ou diretamente na secretaria da unidade acadêmica responsável pelo seu curso.
Atividades de Monitoria
Todas as informações referentes à Atividade de Monitoria estão no site do Decanato de Graduação (DEG):http://www.deg.unb.br/monitoria-daia.
Estágios
- Como acompanhar as oportunidades de estágio relacionadas ao meu curso?
No site da Coordenadoria de Estágio (COEST), por meio do linkhttp://www.estagio.unb.br/, para estágios na UnB;ou no site do DEG/DAIA (http://www.deg.unb.br/vagasdeestagio) para oportunidades externas.
- Aonde devo enviar o contrato de estágio?
O discente pode enviar ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No caso dos cursos de Pedagogia e de Letras, os alunos devem entrar em contato com sua respectiva secretaria.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Estágios de Graduação, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Como posso verificar o andamento da assinatura dos contratos de estágio remunerado e estágio obrigatório?
Essa informação poderá ser verificada com a equipe da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA) e da Coordenação de Estágios de Graduação, cujo e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Quais os procedimentos para a realização de estágio obrigatório no ensino remoto?
Essa informação deve ser verificada com a equipe da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA) e da Coordenação de Estágios de Graduação, cujo e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Como solicitar assinatura de contrato para estágio?
As assinaturas são de responsabilidade do coordenador de curso do aluno estagiário, do próprio aluno estagiário, do supervisor do estágio no órgão/empresa responsável pelo estágio e pela DAIA. Para mais informações, contate a Coordenação de Estágios de Graduação (CESG), via o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Cursos e Currículos
Cadeia de Seletividade
- O que é Cadeia de Seletividade ou Cadeia Seletiva?
A cadeia seletiva é um grupo de componentes optativos dentro de uma determinada estrutura curricular, que a(o) discente deverá escolher dentre eles qual ou quais deseja cursar.
Cada cadeia de seletividade tem uma quantidade de horas exigidas para que ela seja efetivamente cumprida, a(o) discente selecionará livremente os componentes entre os que compõem a cadeia.
- Todos os cursos possuem Cadeia de Seletividade?
Não, nem todos os cursos possuem, a(o) discente deverá consultar a estrutura curricular que se encontra vinculado para saber se há cadeia seletiva ou não.
- Onde posso consultar os componentes que compõem uma Cadeia de Seletividade?
É possível consultar as Cadeias de Seletividade por meio do Portal doDiscente do SIGAA.
Para tanto, o(a)estudante deverá acessar o Portal do Discente e seguir o caminho:
Ensino --> Consultas Gerais --> Consultar Estrutura Curricular.
O SIGAA abrirá uma tela para que o aluno busque pelo seu curso e pela Estrutura Curricular à qual está vinculado, lembrando que o código da Estrutura pode ser visto no histórico escolar no campo “Currículo”. Por fim, asCadeias de Seletividade estão descritas no final da Estrutura Curricular.
- Posso me formar sem cumprir todas as Cadeias de Seletividade do meu curso?
Não, pois as cadeias de seletividade são de cumprimento obrigatório, o estudante deverá se atentar aos critérios de cumprimento de todas as cadeias presentes no seu currículo para concluí-las.
- Cursei carga horária optativa superior à exigida pelo meu curso. Isso faz com que eu seja dispensado de cumprir as Cadeias de Seletividade do meu curso?
Não. Porque as horas exigidas em componentes optativos de cadeias seletivas são obrigatórias de serem cumpridas.
Para fins de confirmação de pendências em Cadeias de Seletividade, o alunopoderá consultar a tabela “Componentes Curriculares Obrigatórios Pendentes” disponível no seu histórico escolar.
Componentes Eletivos
- O que é um Componente Eletivo?
O Componente Eletivo corresponde ao antigo “Módulo Livre”. Trata-se, pois, de disciplinas que não fazem parte da Estrutura Curricular de um determinado curso, mas que podem ser cursadas pelos discentes da Universidade. Os discentes poderão cursar 900 horas nessa modalidade, mas somente 360 horas serão integralizadas, ou seja, contabilizadas no histórico para efeito de formatura.
- É necessário cursar componentes eletivos para me formar na UnB?
Não é necessário que o aluno curse componentes eletivos. Trata-se de uma opção que se abre a todos os estudantes da UnB, não sendo obrigatório para qualquer curso. Destaca-se que, para formatura em um determinado curso, é necessário cumprir todas as exigências listadas no currículo de registro.
- Como calcular a quantidade de Componentes Eletivos cursados?
A carga horária obtida em Componentes Eletivos é acrescentada, automaticamente, ao total obtido em carga horária optativa, sem que haja o detalhamento da soma. Ou seja, não existe a separação de cada modalidade no total optativo descrito no histórico escolar.
É possível verificar a modalidade da disciplina por meio da legenda disponível no histórico escolar, emitido pelo SIGAA: os componentes eletivos são sinalizados com uma cerquilha (“#”). Portanto, para obter o somatório total da carga horária em Componentes Eletivos cursados, será necessário realizar a soma de forma manual, pois não há a opção de efetivá-la de forma automática.
Componentes Optativos
- Qual o mínimo de horas optativas que preciso cursar para me formar?
Na UnB, não existe um mínimo de horas optativas a serem obrigatoriamente cumpridas. Para formar-se, o discente deverá cumprir três requisitos: cursar, com aproveitamento, todos os componentes obrigatórios do curso; cursar a carga horária total mínima exigida pelo curso; e, caso o seu curso assim o exija, estar em situação regular quanto ao ENADE.
Equivalência de Disciplinas
- Quando ocorre a equivalência entre determinadas disciplinas?
Quando os conteúdos programáticos de dois componentes oferecidos pela UnB são considerados equivalentes. Portanto, quandoum componente cursado equivale a outro exigido no currículo do estudante, há o ganho da modalidade correspondente ao do componente presente no currículo do discente, que fica dispensado de cursá-lo.
- Como/onde posso solicitar equivalência entre disciplinas?
Existem duas alternativas para dar entrada com a solicitação:
1) Mediante pedido feito pelo interessado para coordenação do seu curso;
2) Mediante pedido protocolado na SAA com a entrega dos formulários:“Solicitação Geral”e “Exposição de Motivos”, acompanhados das ementas oficiais das disciplinas cuja equivalência é pretendida.
A solicitação de equivalência entre disciplinas é prevista pela Resolução nº 221/96, do CEPE/UnB, disponível nolink: http://www.deg.unb.br/images/legislacao/cepe_221_1996.pdf.
- O componente curricular “A” é equivalente ao componente “B”? Como saber?
O aluno pode fazer a consulta do componente “A” no Portal do Discente, por meio do caminho:
Ensino --> Consultas Gerais --> Componente Curricular.
Para confirmar a resposta, o discentetambém deverá pesquisar o componente “B”. O componente que, se cursado (componente “A”), for equivalente ao componente “B”, aparecerá no campo equivalências. Se houver mais algum componente que seja equivalente ao componente “B”, mas somente para determinado curso, aparecerá mais abaixo na tela, na qual constarão a estrutura, o curso e a data de início da equivalência.
Atente-se para o fato de que o componente pesquisado é o componente de destino, ou seja, o que será integralizado caso cumpra-se um dos listados em suas equivalências.
- Imaginemos que eu curse o componente “A” que seja equivalente ao “B”, e que o “B” tenha equivalência com o componente “C”. Então, se eu cursar o “A” eu recebo o “C” por equivalência?
Não. Isso não acontece no SIGAA, pois não há equivalências transitivas no sistema. Somente serão consideradas as equivalências diretas.
- Imaginemos que eu curse o componente “A” que seja equivalente ao “B”, e que o “B” seja pré-requisito do componente “C”. Então, eu vou conseguir cursar o componente “C”, já que cursei um componente que é equivalente ao pré-requisito?
Não, isso não acontece no SIGAA, somente conseguirá cursar o componente C se cursar o componente B que consta registrado como seu pré-requisito.
- Se eu cursar um componente de 90 (noventa) horas que é equivalente a um componente de 60 (sessenta) horas o qual faz parte da estrutura curricular do meu curso, eu vou integralizar as 90 (noventa) horas?
Não. Haverá a integralização das 60 horas do componente da estrutura curricular que o discente se encontra vinculado (nesta situação o discente deixará de integralizar 30 horas cursadas). Caso a situação seja ao contrário, o discente cursou um componente de 60 horas que é equivalente a um de 90 horas da sua estrutura, integralizará as 90 horas do componente da sua estrutura (nesta situação o discente integralizará 30 horas a mais do que cursou) .
Estrutura Curricular
- Como saber em qual estrutura curricular eu me encontro?
Primeiramente, é necessário consultar no seu histórico escolar o código constante no campo “currículo”. Depois, basta ir ao portal do discente e realizar o seguinte caminho:
Ensino --> Consultas Gerais --> Consultar Estrutura Curricular
Em seguida, é só informar o curso e buscar. Aparecerão as estruturas curriculares que se encontram ativas para o curso. No canto direito, há um ícone que se chama “Relatório da Estrutura Curricular”. Por fim, é só clicar no ícone do código constante no campo currículo pesquisado inicialmente no seu histórico.
Desligamento e Reintegração
Desligamento compulsório
- Qual o mínimo de crédito devo cursar para não ser desligado?
Via de regra, os(as) estudantes não são mais desligados pelo não cumprimento do mínimo de créditos do curso. Essa era uma regra antiga da universidade que não é mais aplicada.
- Quais são as causas de desligamento?
- Exceder o limite do tempo de permanência (jubilamento);
- Abandono (não ter registrado matrícula ou não ter obtido qualquer rendimento (menção SR) durante dois semestres consecutivos);
- Reprovar 3 vezes a mesma disciplina obrigatória.
- Qual o normativo que regulamenta os desligamentos na UnB?
A Resolução CEPE UnB 041/2004 dispõe sobre a orientação acadêmica de estudante de graduação e condições para desligamento.
Desligamento a pedido
- Quero pedir o desligamento por motivos pessoais (voluntário), como faço?
As solicitações de desligamento voluntário devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Reintegração
- Quem pode pedir reintegração?
Todos os discentes desligados da UnB, exceto os que se desligaram de forma voluntária (a pedido).
- Qual o prazo para pedir reintegração?
Pode ser solicitada a qualquer tempo.
- Como fazer o pedido de reintegração?
Faça sua solicitação de reintegração por meio de peticionamento eletrônico, seguindo as instruções do manual, que explica o passo a passo para a solicitação de reintegração
- Meu processo foi indeferido, o que faço?
O manual também traz as explicações de como interpor um recurso.
- Preciso de mais orientações sobre desligamento/reintegração.
Nesse caso, a CAO auxilia os estudantes que pretendam se desligar voluntariamente, desejam ser reintegrados ou estão em risco de desligamento, conforme informações constantes na página https://deg.unb.br/a-cao.
Formatura
Colação de Grau
- O que é a Colação de Grau?
AColação de Grau é uma cerimônia acadêmica tradicional de caráter obrigatório que ocorre após a formatura no sistema acadêmico (SIGAA).Ou seja, após o(a) estudante concluir toda a carga horária determinada no currículo do seu curso, a Direção da Unidade Acadêmica do seu curso organizará, de forma autônoma e por meio de articulação direta com os formandos, que deverão compor uma comissão de formatura, a solenidade de Outorga de Grau.
Portanto, para participar da Colação de Grau, o(a) estudante deve terconcluído o seu curso e finalizado todas as etapas definidas pelaUniversidade, a fim de mostrar-se apto para exercer a nova profissão. Mais informações estão previstas no site do Cerimonial da UnB:http://cerimonial.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=669
- Para participar da Colação de Grau, preciso estar com o status FORMADO? O que preciso fazer para atualizá-lo?
O status será alterado para FORMADO automaticamente a partir do momento que a última pendência for integralizada no histórico escolar da(o) estudante, ou seja, para participação da Colação, é necessário que o status conste como FORMADO.
- Eu preciso mesmo participar da Colação de Grau para ter meu diploma?
Sim, o evento é uma formalidade obrigatória para se ter acesso ao documento, segundo o art. 25, § 2º, da Portaria nº 1.095/2018, do MEC.
- Não participei da Colação de Grau e não recebi o meu diploma, o que devo fazer?
Para receber o seu diploma é necessário participar da Colação de Grau. Portanto, o(a) aluno(a) deverá entrar em contato com a Unidade Acadêmica do seu curso para verificar quais são os procedimentos necessários para participação e inclusão do seu nome na ata da Colação.
- Estou com o status FORMANDO, preciso enviar alguma documentação para que eu possa participar da Colação de Grau?
Não, para participação na colação de grau não é necessário o encaminhamento de documentos. No entanto, todos os alunos devem realizar o encaminhamento dos documentos obrigatórios para a emissão do diploma. Esse encaminhamento deverá realizado em qualquer momento durante o curso do(a) estudante.
Os documentos mencionados são: RG, Certificado de Conclusão de Ensino Médio e Histórico Escolar do Ensino Médio. Todos os documentos deverão ser encaminhados em frente e verso e de forma nítida.
Orientamos, ainda, aos alunos que verifiquem, junto àBiblioteca,eventuais débitos para quitá-los, bem como junto à Unidade Acadêmica do seu curso, a fim de obter informações sobre aColação de Grau.
- Como e onde posso encaminhar a documentação?
Os documentos devem ser anexados aoSIGAA, por meio do seguinte caminho: Portal do Discente --> Ensino --> Solicitar validação de documentos para registro de diplomas. Deverão ser anexadas as imagens frente e verso do RG eo Certificado do Ensino Médio. Para finalizar o envio no SIGAA, basta clicar em "submeter".
- Qual o prazo para que eu possa entregar a documentação?
Em qualquer tempo durante o período que o discente estiver com o status “FORMANDO”.
- Como saberei que a documentação enviada foi validada?
Após o(a) aluno(a) anexar os documentos, os servidores da SAA vão analisá-los e validá-los. Após a validação, o(a) discente será notificado(a).
- Para participar da Colação de Grau, preciso enviar uma versão do meu TCC para publicação na BCE?
Será imprescindível o envio do trabalho à Biblioteca Digital de Monografias da UnB (BDM/UnB) se o curso do(a) aluno(a) exigir o envio do TCC para conclusão de disciplina necessária para sua formatura.
- Quem pode e como pedir a Outorga Antecipada de Grau?
O(A) aluno(a) regular de Graduação com o status “FORMANDO” no semestre vigente ou considerado formando no semestre subsequente poderá, em caráter excepcional, solicitar a abreviação da duração de seu curso ao Colegiado de Curso de Graduação, que se pronunciará sobre a pertinência da solicitação em até 30 dias. Portanto, o(a) estudante poderá dar entrada com a solicitação na coordenação do seu curso.
Diploma
- Qual o prazo para disponibilização dos diplomas de Graduação da UnB?
Segundo a Portaria MEC 1095 de 25 de outubro de 2018:
Art. 18. As IES devidamente credenciadas pelos respectivos sistemas de ensino deverão expedir os seus diplomas no prazo máximo de sessenta dias, contados da data de colação de grau de cada um dos seus egressos.
Art. 19. O diploma expedido deverá ser registrado no prazo máximo de sessenta dias, contados da data de sua expedição.
Contudo, a UnB costuma registrar e liberar os diplomas antes deste prazo. Para os cursos de Graduação da UnB, geralmente o tempo médio para liberação dos diplomas é de 20 (vinte) dias úteis após o recebimento da Ata de Colação de Grau via SEI pelo setor de Registro de Diplomas da SAA.
- Onde estará disponível o diploma da UnB?
Os diplomas estarão disponíveis em meio digital e serão obtidos por meio do site oficial da Universidade (unb.br). no link “diploma digital”:https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma. A busca é feita com o número do CPF para alunos brasileiros e com o número do passaporte para alunos estrangeiros.
- Onde posso solicitar e validar um diploma emitido no exterior?
Por meio do site https://rrde.unb.br/.
- A UnB emite diplomas em inglês?
Não, a UnB só emite diplomas em língua portuguesa.
- Como posso ter meu diploma impresso em papel moeda?
Com a regulamentação do diploma digital, a UnB não mais emite diploma físico.
- Como faço para assinar o meu diploma digital?
Diplomas emitidos em forma digital dispensam a assinatura do diplomado.
- Como faço para solicitar o meu diploma digital ou segunda via de diploma?
Se o aluno possui diploma físico e quer requerer o digital, basta solicitar via e-mail ao Setor de Registro de Diplomas da UnB, peloe-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na solicitação, o(a) aluno(a) deverá anexar cópia do documento de identificação com foto, CPF e local de nascimento. Se possível, também deverá anexar cópia do diploma.
- Preciso fazer a validação do diploma no site?
Não, pois o diploma quando disponibilizado já está válido. A parte do site para se inserir código de validação existe somente para consulta, ou seja, qualquer pessoa que precise conferir se seu diploma é válido e autêntico pode consultar a veracidade pelosite da UnB.
- Posso imprimir o arquivo referente ao diploma em formato “.pdf”?
Sim, mas o arquivo em “.pdf” que o aluno baixa do site é apenas a representação visual do diploma. O documento original vem no formato “.xml”, que aparece junto ao “.pdf”, e que pode ser verificável.
Formando (status)
- O que significa ter o status FORMANDO?
Significa que, de acordo com o histórico escolar, a(o) discente poderá se formar ao final do período vigente. Ou seja, o status do histórico escolar só será modificado para FORMANDO a partir do momento que a(o) aluna(o) estiver matriculada(o) em todos os componentes curriculares pendentes.
- O que preciso fazer para ser colocado na situação de FORMANDO?
O status se modificará de forma automática. A partir do momento que a(o) estudante estiver matriculada(o) em todas as pendências constantes no seu histórico escolar, demonstrando que é possível se formar ao final do período vigente, o status será atualizado para FORMANDO.
- Eu fiz os cálculos e eu deveria estar com o status FORMANDO, mas não estou. O que eu devo fazer?
Provavelmente, além da carga horária em que o(a) estudante já está matriculado(a),ainda existem outras pendências curriculares a cumprir, a exemplo de horas em Atividades Complementares obrigatórias do curso e/ou cumprimento de Cadeias de Seletividade. Caso haja dúvidas, o(a) discente poderá entrar em contato com a Coordenação do seu curso e/ou com a SAA, a fim de que as questões particulares sejam esclarecidas.
O fato do(a) aluno(a) não ter o status atualizado para FORMANDOnão o(a) impedirá de se formar naquele determinado semestre. A situação FORMANDO, pois, é apenas uma forma de oSIGAA exibir, de maneira mais clara e objetiva, que há a probabilidade de que naquele semestre o curso seja concluído.
Registro de Formada(o) em Curso Secundário
- Como ocorre o procedimento nomeado como Registro de Formada(o) em Curso Secundário?
A menção ao Registro de Formada(o) em Curso Secundário na forma de ingresso indica se tratar de aproveitamento de componentes curriculares de curso diferente daquele para o qual ocorreu o ingresso primário. A flexibilidade nos currículos dos cursos da Universidade de Brasília permite que, eventualmente, a(o) estudante cumpra todos os requisitos para formação em curso correlato ao seu próprio, possibilitando a obtenção de mais de um diploma.
Portanto, a solicitação de Registro de Formada(o) em Curso Secundário ocorre quando a(o) aluna(o) conclui um segundo curso, para o qual não está registrado, porém está ativo ou já concluiu curso distinto na Universidade de Brasília. Ou seja, para que a(o) discente possa fazer a solicitação, ela(e) deverá ter realizado todo o currículo do curso em que deseja se formar. Essa situação acontece, principalmente, em cursos que possuem mais de uma habilitação.
Exemplo:
O curso de Psicologia possui três habilitações, são elas: Psicólogo, Licenciatura e Bacharel. A(O) discente que ingressou no curso Psicologia Psicólogo, por exemplo, ao longo do seu curso, poderá cursar, também, as disciplinas necessárias para concluir o curso Psicologia Bacharel. Logo, no momento que todas as pendências para conclusão do curso forem atendidas, a(o) interessada(o) poderá dar entrada na solicitação de “Registro de Formada(o) em Curso Secundário” no curso de Psicologia Bacharel.
Isso poderá acontecer no momento que ela(e) também se forma no curso de ingresso primário ou antes mesmo da sua formatura no curso que está ativo, no exemplo dado, no curso de Psicologia Psicólogo.
- Quando devo solicitar o Registro de Formada(o) em Curso Secundário?
Quando a(o) aluna(o) conclui todo o currículo exigido para a formatura em um determinado curso, dentro do período que esteve ativo na UnB e levando em consideração os componentes registrados em seu histórico escolar emitido pela Universidade, mas está registrado em curso distinto.
- Onde devo solicitar o Registro de Formada(o) em Curso Secundário?
A solicitação deverá ser realizada na SAA, com a entrega ou encaminhamento do formulário de “Registro de Formada(o) em Curso Secundário” preenchido, disponível no site: saa.unb.br. O envio poderá ser realizado para oe-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Recebido o formulário, a SAA abrirá um processo SEI, que será encaminhado à Coordenação de Graduação da SAA (SAA/CGR) para análise. A SAA/CGR simulará o histórico do segundo curso, para o qual o(a) aluno(a) pleiteou a formatura, a fim de verificar se é possível registrar a formatura no sistema.
Caso o(a) discente tenha concluído todos os créditos do segundo curso, o Registro de Formada(o) em Curso Secundário será efetuado e, consequentemente, o(a) aluno(a)será formado(a).
- Quais são os dados necessários para o preenchimento do formulário de Registro de Formada(o) em Curso Secundário?
Os dados necessários são: identificação da(o) discente, nome do curso e o currículo para registro. A escolha do currículo, para o Registro de Formada(o) em Curso Secundário, deverá ser para quele no qual esteve ativo enquanto a(o) estudante também estava ativo na Universidade.
Portanto, o currículo não poderá ser anterior ao ingresso primário da(o) aluna(o).
- Como ficarão os valores do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e da Média Ponderada (MP) no histórico escolar com a forma de ingresso por Registro de Formada(o) em Curso Secundário?
Não há cálculo de Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e/ou Média Ponderada (MP) do curso; logo, esses valores constarão zerados no respectivo histórico escolar.
- Qual a diferença entre Registro de Formada(o) em Curso Secundário e Dupla Diplomação?
O Registro de Formada(o) em Curso Secundário é uma solicitação quando a(o) aluna(o) já concluiu o curso para o qual deseja obter o diploma, enquanto esteve registrado em curso distinto. Diferentemente, a Dupla Diplomação ocorre quando a(o) discente se forma no curso de ingresso primário, mas deseja permanecer ativo na Universidade para concluir outro curso, de acordo com as normas do edital.
Portanto, no processo de Dupla Diplomação, existe um edital que deve ser seguido, porém, para realizar o Registro de Formada(o) em Curso Secundário, não existe edital, apenas o preenchimento e entrega do formulário que será analisado pela SAA.
Histórico Escolar
Dados Cadastrais
- Estou com dados cadastrais errados no meu histórico. Como procedo?
A(o) aluna(o) deverá entrar em contato com o setor de atendimento, encaminhando cópia digitalizada de seus documentos de identidade para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Índice de Rendimento Acadêmico (IRA)e Média Ponderada (MP)
- O que é o IRA?
O IRA representa, numericamente, o rendimento acadêmico geral do estudante. Trata-se de uma média acadêmica baseada nas menções convencionais (SR, II, MI, MM, MS e SS) obtidas pelo discente. O IRA não representa uma média final dos alunos no curso, ou seja, não existe um valor mínimo do índice para que os discentes sejam formados na UnB.
- Por que meu IRA e/ou minha MP estão zerados?
Os índices acadêmicos somente são calculados depois que a(o) discente cursar disciplinas no curso em que se encontra ativa(o). Somente serão consideradas, para efeito de cálculo, as disciplinas que tenham sido cursadas em períodos que sejam iguais ou superiores ao de ingresso no curso.
Desse modo, alunas(os) que se encontrem no primeiro semestre de um determinado curso aparecerão com os índices zerados, indicando que o cálculo será realizado somente após o registro de menções no histórico escolar do novo curso.
- Como são calculados o IRA e a MP?
O cálculo do IRA dá-se conforme o disciplinado pela Resolução nº 1/2020, da CEG/UnB, disponível no seguinte link: http://deg.unb.br/images/legislacao/resolucao_ceg_0001_2020.pdf
- O trancamento de disciplinas afeta o IRA e a MP?
Não, conforme a retificação da Resolução nº 93/2018, do CEPE/UnB, disponível em: Microsoft Word - Resolucao_2723643.doc (unb.br).
- É possível converter o valor do IRA para alguma escala diferente?
O IRA é uma representação numérica do rendimento acadêmico geral do estudante, composta por todas as menções convencionais (SR, II, MI, MM, MS e SS) obtidas em disciplinas, exceto as cursadas em períodos especiais de verão. Ele é definido segundo uma escala de 0 (zero) a 5 (cinco). A UnB não emite documentações que expressem uma escala de valores distinta da estabelecida.
Período de Curso
- Como calculo o período em que estou no meu curso?
O SIGAA calcula o período de curso automaticamente por meio da contagem do número de semestres cursados pelo estudante, desde seu ingresso naquele curso. Os períodos em que tenham sido registrados Trancamento Geral de Matrícula, independente se justificado ou se automático, não são considerados como cursados, de modo que não são inseridos nessa contagem.
Ingresso na UnB
Aluno(a) Especial
- Não participei ou fui aprovado em processos seletivos de ingresso na UnB. É possível fazer disciplinas mesmo assim?
Existe a modalidade de matrícula enquanto aluno especial, por meio da qual ao aluno é permitido cursar disciplina de graduação ou de pós-graduação, com aproveitamento por menção. Nesse caso, a admissão é condicionada à aprovação do departamento responsável por ministrar tal disciplina. É importante que o pedido seja feito dentro do prazo do calendário acadêmico. Pedidos fora de prazo, portanto, não serão aceitos. Há uma taxa para a solicitação e, caso seja concedida a matrícula ao aluno, deverá ser paga outra taxa referente à quantidade de créditos que serão cursados.
Link para a solicitação de aluno especial: saa.unb.br
Link para informações relacionadas às taxas: saa.unb.br
- Quantas disciplinas eu poderei fazer como aluno(a) especial?
O limite atual é de, no máximo, 4 (quatro) disciplinas no semestre ou 8 (oito) disciplinas ao longo do ano letivo. Vencido o prazo ou o quantitativo de créditos cursados, o aluno ficará impedido de fazer novas matrículas enquanto aluno especial no mesmo nível (graduação ou pós-graduação).
- Poderei aproveitar as disciplinas cursadas como aluno(a) especial caso ingresse como aluno(a) regular da UnB?
Sim, basta realizar o pedido via peticionamento eletrônico. Este será feito de ofício, uma vez que as disciplinas já foram avaliadas pela própria UnB.
- O(a) aluno(a) especial possui acesso ao e-mail institucional da UnB?
Não, pois o(a) aluno(a) especial não possui vínculo estrito ou convencional com a universidade, ao cursar disciplinas isoladas.
Aluno(a) Refugiado(a)
- Sou refugiado(a). Como faço para ingressar na UnB?
Poderá solicitar a admissão como estudante regular nos cursos de graduação a pessoa declarada refugiada pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), conforme estabelece o art. 1º da Lei nº 9.474/1997. Não será aceita candidatura para admissão na condição de refugiado o indivíduo que seja enquadrado em pelo menos umas das seguintes condições:
I. não se beneficie da condição de refugiado por atender ao art. 3º da Lei nº 9.474/1997;
II. concluiu o ensino médio no Brasil;
A deliberação sobre a aceitação da admissão na condição de refugiado compete à Câmara de Ensino de Graduação – CEG, com base em parecer circunstanciado do Colegiado do Curso de Graduação correspondente.
Para atendimento aos requerimentos de admissão no curso de graduação pleiteado serão utilizadas as vagas ociosas decorrentes de desligamento, transferência de estudantes para outras IES ou remanescentes do vestibular, ou seja, precisa haver vaga no curso pretendido.
O refugiado só poderá obter vaga na UnB, nesta condição, por uma única vez e terá os mesmos direitos e deveres dos demais alunos da UnB, observando-se as normas estatutárias e regimentais e a presente resolução.
A apresentação de documentação comprobatória da escolaridade correspondente ao ensino médio do sistema educacional brasileiro é parte essencial para análise da solicitação de admissão de refugiado. Na ausência de documentação da escolaridade, caberá ao CONARE atestar sobre a escolaridade requerida ou caberá ao candidato submeter-se aos meios de admissão previstos pela UnB.
Para solicitar, o discente deverá encaminhar os seguintes documentos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
a) formulário de "solicitação geral", disponível na página https://www.saa.unb.br/graduacao/formularios;
b) documento de identificação;
c) declaração ou certidão de pessoa refugiada emitida pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare);
d) comprovação de conclusão do ensino médio no país de origem.
Recomendamos, ainda, a leitura da Resolução CEPE nº 64/2007, disponível em http://www.deg.unb.br/images/legislacao/64_2007.pdf, que dispõe sobre a admissão de refugiados para cursos de graduação da UnB.
Certificado de Habilidades Específicas
- Para que serve o certificado de habilidade específica?
Para ingresso no curso de Música (bacharelado e licenciatura), além da aprovação no processo seletivo convencional (vestibular, ENEM e PAS), é necessária a aprovação, também, em prova de habilidade específica.
- Quais os cursos que exigem avaliação de habilidade específica?
Atualmente, somente o curso de Música (bacharelado e licenciatura) exige o certificado de habilidade específica.
Reintegração
- Eu fui desligada(o) da UnB, mas gostaria de retornar. Como e quando posso solicitar a minha reintegração?
Uma vez comunicado, formalmente ou não, do desligamento, cabe à(ao) estudante, se tiver interesse, solicitar sua reintegração.Não há edital, o que faz com que a solicitação possa ser feita a qualquer momento. Contudo, é preciso estar atenta(o) aos prazos.Além disso, a solicitação não será aceita passados dois anos ou mais do desligamento.
A solicitação é feita por peticionamento eletrônico, cujos trâmite e peticionamento ocorrem conforme o seguinte link: Orientações sobre Reintegração.
Transferência Facultativa
- O que é a transferência facultativa?
É a transferência de aluna(o) de outro estabelecimento de ensino superior – nacional ou estrangeiro, a critério da UnB, dependendo da existência de vaga no curso pleiteado e de classificação do candidato em processo seletivo.
- Como ocorre a transferência facultativa?
O processo seletivo de transferência facultativa ocorre duas vezes ao ano, exclusivamente, por meio de edital regular.
- Como posso acompanhar?
Por meio das redes sociais (Facebook e Instagram), imprensa, jornais ou diretamente através do site Estude na UnB - Graduação - Apresentação.
- Quem é responsável pela promoção do edital?
Atualmente, o processo seletivo é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - CEBRASPE.
Transferência Obrigatória
- O que é a transferência obrigatória?
É a transferência de alunas(os) que sejam servidoras(es) públicos federais, civis e militares, removidos ex-offício para o Distrito Federal, ou de seus dependentes. É necessário que tenham vínculo discente com outras Instituições de Ensino Superior congênere à UnB. Os pedidos poderão ocorrer a qualquer tempo e independentemente de vaga.
Será necessário que conste a movimentação do servidor por necessidade do serviço público e que tenha sido publicada via Diário Oficial ou via boletim de movimentação. Também é importante que a(o) aluna(o) esteja com a matrícula regular na instituição de origem no momento da transferência. O pedido é pago, a taxa é depositada na conta única do Tesouro Nacional, com o valor tabelado, conforme a tabela disponibilizada no site da saa.unb.br.
- Como fazer a solicitação?
A documentação poderá ser enviada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para consultar qual documentação deve ser anexada à solicitação de transferência, acesse a página https://saa.unb.br/transferencia-obrigatoria.
- A transferência poderá ocorrer de instituições de ensino fora do Brasil?
Sim, mas além dos documentos em idioma nativo referentes à universidade de origem, é necessário que esteja anexada a tradução juramentada dos documentos originais. Importante observar que, se a(o) aluna(o) cursou ensino médio fora do Brasil, deverá apresentar um certificado de equivalência de ensino médio, que pode ser solicitado na Secretaria de Educação do Estado.
- As disciplinas cursadas no exterior podem ser aproveitadas?
O pedido de aproveitamento de disciplina por transferência obrigatória também pode ser feito, uma vez que o aluno tenha sido admitido na UnB. A solicitação seguirá o prazo estabelecido em resolução interna e deverá estar acompanhada do histórico escolar e do conteúdo programático completo (ementas). A competência para avaliar se essas disciplinas cursadas fora são ou não equivalentes às disciplinas da UnB é da unidade acadêmica responsável por elas na UnB.
- Qual o prazo à solicitação?
O pedido de transferência obrigatória deverá ser feito em um prazo máximo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos contados a partir da data em que o servidor discente assumiu, no Distrito Federal, o cargo. A transferência obrigatória é regida pela Resolução CEPE UnB nº 0122/2022.
- Quem pode participar?
Servidor público federal civil ou militar, ou seu dependente legal econômico, que for estudante em outra IES congênere na data da remoção para Brasília.
Vínculos simultâneos
- É possível estudar na UnB e em uma Faculdade Particular ao mesmo tempo?
Sim, desde que, na instituição privada, você não seja beneficiário de programas do governo, a exemplo do FIES e PROUNI.
- É possível estudar na UnB e em outra Faculdade Pública ao mesmo tempo?
Não, pois de acordo com a lei 12.089/2009 é proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.
- Eu posso participar de vários processos seletivos para ingresso na UnB ao mesmo tempo?
Sim, mas só é possível se matricular em um único curso de graduação por vez. Desse modo, caso seja aprovado em diferentes processos seletivos para cursos diferentes, você deverá optar pelo curso com o qual desejará manter o vínculo.
- Eu posso fazer graduação e mestrado ao mesmo tempo?
Sim, por estarem em níveis diferentes. Graduação e Pós-Graduação são considerados níveis diferentes de ensino.
Processo de Matrícula
Revisão de Menção
- Como posso fazer a solicitação?
O aluno pleiteante deve preencher o formulário de "revisão de menção final em disciplina", disponível na página https://saa.unb.br/graduacao/formularios, e dar entrada no processo na Secretaria/Coordenação de Graduação responsável pela disciplina a ser revisada.
- Qual o prazo para que eu possa fazer a solicitação?
As datas para solicitação constam no calendário acadêmico da UnB, disponível no site da SAA.
- Como/quando saberei sobre o resultado do pedido?
A Unidade Acadêmica responsável pela disciplina deverá comunicar o aluno acerca do resultado de seu pedido de revisão de menção.
Trancamentos
Trancamento Geral de Matrícula Automático (TGM)
- Como proceder no Trancamento Geral de Matrícula Automático?
O aluno pode solicitar o trancamento geral de matrícula (TGM), o qual implica a suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante, sem perda de seu vínculo regular com a Universidade. Deverá ser requerido antes de completado 75% (setenta e cinco por cento) do semestre em que é pleiteado e será concedido automaticamente, sem impacto no IRA, por até dois semestres, consecutivos ou não.
Na hipótese de o Trancamento Geral de Matrícula (TGM) ser pleiteado em semestres consecutivos, sua concessão deverá ser renovada a cada semestre. Ressaltando que o TGM somente será concedido para os estudantes que tenham cursado com aprovação na Universidade de Brasília no mínimo um componente do seu curso, considerando o último ingresso no curso atual.
- Como e quando solicitar o Trancamento Geral de Matrícula Automático?
O Trancamento Geral de Matrícula Automático deverá ser realizado pelo próprio estudante através do SIGAA, por meio do caminho: SIGAA > Portal do Discente > Aba Ensino > Suspensão de Programa > Suspensão Regular.
Trancamento Geral de Matrícula Justificado (TGMJ)
- Como proceder no Trancamento Geral de Matrícula Justificado?
O aluno, a qualquer momento, pode solicitar o trancamento geral justificado, desde que solicitado dentro de dois anos a partir do prazo limite para seu requerimento original ou a partir da cessação do motivo concreto que impossibilitou o estudante de efetivar o pleito na época correta. É necessário estar munido de comprovantes, por exemplo, no caso de motivo de saúde, o laudo/atestado médico.
O Trancamento Geral de Matrícula Justificado (TGMJ) será concedido excepcionalmente, sem prejuízo do Trancamento Geral de Matrícula Automático, sempre mediante de justificativa circunstanciada, com apresentação dos comprovantes. O TGMJ não possui nenhuma limitação de quantidade, diferentemente do TGM automático que se limita a dois semestres.
O TGMJ não terá impacto no IRA do estudante pleiteante, e, se for o caso, deverá ser renovado a cada semestre em que o estudante pretender sua concessão.
Modalidades de TGMJ, exemplos:
-
- Afastamento por motivo de saúde do(a) estudante ou parente de 1º grau em linha reta ou 2º grau colateral;
- Afastamento para estudos no exterior;
- Afastamento por necessidade imperiosa do serviço público, ou seja, quando ocorre uma atividade fora de sua rotina natural de trabalho, como: um curso pelo qual o servidor é responsável;
- Óbito de cônjuge, parente de 1º grau em linha reta ou 2º grau colateral;
- Curso de Formação (em caso de servidor público civil ou militar);
- Afastamento para incorporação ao serviço militar obrigatório;
- Vulnerabilidade, por exemplo, psicológica ou social.
- Como solicitar o TGMJ?
O Trancamento Geral Justificado de Matrícula pode ser realizado pelo Peticionamento eletrônico (saa.unb.br - peticionamento) devidamente justificado.
Trancamento Parcial de Matrícula (TR)
- Como funciona o Trancamento de Disciplina Automático?
O Trancamento de Disciplina Automático (TR) implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s), sem prejuízo nas demais disciplinas em que permanecer matriculado. O TR deverá ser requerido antes de completado 50% do semestre em que é pleiteado.
Não será permitido o trancamento de disciplina automático (TR) simultâneo em todas as disciplinas em que o estudante esteja matriculado em determinado semestre, sendo necessária a permanência da matrícula em ao menos uma disciplina.
O TR automático de disciplina não terá impacto no IRA.
- Como fazer o Trancamento de Disciplina Automático?
O Trancamento de Disciplina Automático deverá ser realizado pelo próprio estudante através do Portal do Discente/SIGAA, por meio do caminho: SIGAA > Aba Ensino > Trancamento de Matrícula > Trancar.
Trancamento Parcial de Matrícula Justificado (TJ)
- Como funciona o Trancamento de Disciplina Justificado?
O Trancamento de Disciplina Justificado será concedido excepcionalmente mediante justificativa circunstanciada apresentada pelo estudante. O TJ de disciplina implica a suspensão das atividades acadêmicas do estudante em determinada(s) disciplina(s), sem perda do seu vínculo regular com a Universidade.
O TJ de disciplina não terá impacto no IRA.
- Como posso fazer a solicitação do Trancamento de Disciplina Justificado?
O Trancamento Parcial Justificado de disciplina pode ser realizado pelo Peticionamento eletrônico (saa.unb.br - peticionamento). Os normativos acerca das modalidades de trancamento na UnB podem ser visualizados no site http://www.deg.unb.br/legislacao.
- Como/quando saberei o resultado do pedido?
Você poderá acompanhar o processo pelo SEI acesso externo.
Pós-graduação
Stricto Sensu
Onde encontro os editais de processo seletivo para aluno regular de mestrado ou doutorado?
Os editais de processos seletivos para ingresso como aluno regular de pós-graduação stricto sensu são disponibilizados pelos próprios Programas de Pós-Graduação (PPGs), nas respectivas unidades acadêmicas e seus sites.
O Decanato de Pós-Graduação (DPG) também disponibiliza, em seu site, os editais de seleção: http://www.dpg.unb.br/index.php/editais/editais-de-pos-graduacao.
Qual a documentação exigida ao registro de aluno regular de pós-graduação stricto sensu?
Documentação exigida:
- RG;
- CPF;
- Comprovantes de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral;
- Comprovante de Reservista ou Dispensa de Incorporação (para sexo masculino, até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
- Diploma de Nível Superior; e
- O respectivo histórico escolar do Ensino Superior.
Vale lembrar que os PPGs poderão solicitar outros documentos.
Como posso atualizar meus dados?
Os dados, a exemplo de endereço e de telefone, podem ser atualizados pelo próprio aluno da pós-graduação, no Matrícula Web. Os demais dados pessoais poderão ser atualizados com um pedido na secretaria do respectivo PPG ou na SAA. Caso a atualização ocorra por alteração de nome civil, é necessário entregar cópia do documento que comprove a alteração.
Como faço o primeiro acesso ao Matrícula Web?
Após obter o número de matrícula, o discente poderá solicitar sua senha de acesso, no seguinte site: https://aluno.unb.br/solicitar-senha. O acesso ao Matrícula Web é exclusivo a alunos regulares.
O que é aluno especial de pós-graduação stricto sensu?
É uma modalidade de matrícula em disciplinas de pós-graduação stricto sensu para portadores de diploma de nível superior que não estejam regularmente matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu na UnB.
O aluno especial não cria nenhum vínculo com os PPGs da UnB e a matrícula somente poderá ser feita em disciplina com comprovada existência de vaga, após o atendimento de discentes regularmente matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu na UnB.
Como faço a solicitação para ser aluno especial de pós-graduação?
A inscrição para matrícula enquanto aluno especial deve ser feita no Programa de Pós-Graduação (PPG) que oferte a disciplina de interesse, conforme calendário acadêmico. O PPG informará a plataforma ou o local de entrega da inscrição, o número de vagas e as informações de pagamento da taxa de inscrição. Caso o interessado seja admitido, ele deve efetuar o pagamento da taxa de matrícula por crédito e a entrega da documentação restante para registro.
Qual o valor das taxas de inscrição e crédito para aluno especial da pós-graduação?
Conforme a Resolução do Conselho de Administração nº 0039/2022, o valor da taxa para solicitação de aluno especial é de R$ 79,00 (setenta e nove reais) e o valor da taxa de matrícula por crédito é de R$ 113,00 (cento e treze reais). Exemplo: se a disciplina tiver quatro créditos, a taxa de créditos será de R$ 452,00 (quatrocentos e cinquenta e dois reais).
Qual a documentação exigida ao registro de aluno especial?
Documentação exigida:
- RG;
- CPF;
- Comprovantes de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral;
- Comprovante de Reservista ou Dispensa de Incorporação (para sexo masculino, até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
- Diploma de nível superior e respectivo histórico escolar do Ensino Superior; e
- Curriculum Vitae ou currículo Lattes.
Vale lembrar que os PPGs poderão solicitar outros documentos.
Como faço o pedido de aproveitamento de estudos?
O pedido de aproveitamento de estudos deve ser solicitado junto ao PPG, em formulário específico de aproveitamento de estudos. O pedido deve ser acompanhado do comprovante de que o aluno cursou as disciplinas e suas respectivas ementas.
Poderão ser aproveitadas disciplinas de nível de pós-graduação stricto sensu cursadas há, no máximo, 10 (dez) anos e que guardem equivalência com o regime de créditos e de disciplinas do curso em que o discente está registrado.
Os pedidos de aproveitamento serão avaliados junto à Comissão de Pós-Graduação do PPG e, caso deferidos, serão encaminhados à SAA, para fins de registro.
Poderão ser apropriadas, a critério do PPG, disciplinas de pós-graduação stricto sensu cursadas como “aluno(a) especial”, em qualquer Instituição de Ensino Superior, até o limite de 50% do total de créditos exigidos ao curso.
Quando será possível a declaração de conclusão de curso?
A emissão da declaração de conclusão de curso, enquanto o diploma não estiver disponível, apenas é possível após o registro da ata de defesa homologada pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), no sistema acadêmico.
Após a defesa e a entrega definitiva do trabalho de conclusão de pós-graduação, a ata de defesa assinada pelos membros, pelo coordenador e pelo discente deverá ser encaminhada, pela secretaria do PPG, para homologação do DPG. Após homologada pelo DPG, a ata de defesa será, por sua vez, encaminhada à SAA, a fim de que seja efetuado o registro, no sistema acadêmico.
A ata de defesa não deve conter erros. É fundamental, pois, a verificação dos envolvidos na conferência dos dados.
Como faço pedido de trancamento geral de matrícula na pós-graduação?
O pedido de Trancamento Geral de Matrícula deve ser solicitado junto ao PPG em formulário específico de Trancamento Geral de Matrícula. O Trancamento Geral de Matrícula dos cursos de pós-graduação só poderá ocorrer por motivo justificado, sendo necessário que fique comprovado o impedimento involuntário do discente para exercer suas atividades acadêmicas.
O Trancamento Geral de Matrícula não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do discente no curso de Mestrado e por mais de dois períodos letivos durante a permanência do discente no curso de Doutorado, exceto por razões de saúde do discente.
Os pedidos de Trancamento Geral de Matrícula são avaliados junto à Comissão de Pós-Graduação do PPG e, caso deferido, são encaminhados à SAA.
O Trancamento Geral de Matrícula por motivo de maternidade é regido por resolução específica .
Como faço para solicitar a prorrogação de prazo máximo de permanência?
O pedido de prorrogação de prazo deve ser solicitado junto ao PPG. A solicitação deve seguir as orientações do DPG, disponíveis em seu site: http://www.dpg.unb.br/index.php/atividades-do-decanato/2-publicacoes/105-prorrogacao-de-prazo-para-defesa-de-dissertacao-tese.
Quais são os critérios de desligamento na pós-graduação stricto sensu?
Conforme previsto no Art. 31 da Resolução CEPE/UnB nº 0080/2021, o discente será desligado do curso na ocorrência de uma das seguintes situações:
“I - duas reprovações em disciplinas;
II - duas reprovações no exame de qualificação;
III - se for reprovada/o na defesa de tese ou dissertação;
IV - se ultrapassar o prazo máximo de permanência no curso, previsto no artigo 24, ou os prazos estabelecidos no artigo 39;
V - por motivos disciplinares previstos no Regimento Geral, após análise do processo administrativo.”
Posso solicitar reintegração após desligamento em curso de pós-graduação stricto sensu?
Na eventualidade de um discente, após desligamento, desejar reingressar no curso, sua reintegração será avaliada no âmbito de comissão de reintegração com fluxo contínuo no âmbito da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP).
Os cursos de pós-graduação stricto sensu da UnB têm Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) para alunos ou Média Ponderada (MP)?
No âmbito da pós-graduação stricto sensu da UnB, não há regulamentação para o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) para alunos ou média ponderada no curso. Assim, não é possível haver determinações sobre equiparação da posição de um estudante com relação aos demais, ou mesmo sobre sua classificação final no curso.
Especificar. [UC1]
Lato Sensu
Como encontro os editais de processo seletivo para ingresso nos cursos de especialização?
Os editais de processos seletivos para ingresso como aluno regular de pós-graduação lato sensu estão disponíveis no Portal Público do SIGAA (Link: https://sig.unb.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?
nivel=L&aba=p-lato).
Onde posso me inscrever nos processos seletivos para ingresso nos cursos de especialização?
A inscrição pode ser efetuada no Portal Público do SIGAA (Link: https://sig.unb.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato).
Qual a documentação exigida para registro de aluno de pós-graduação lato sensu?
Documentação exigida:
- RG;
- CPF;
- Comprovantes de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral;
Comprovante de Reservista ou Dispensa de Incorporação (para sexo masculino, até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos); - Diploma de Nível Superior e o respectivo Histórico Escolar do Ensino Superior; e
Currículo.
O PPG poderá solicitar outros documentos.
Como posso ter acesso ao Portal do Discente?
Após seu registro no SIGAA pela Unidade Acadêmica responsável pelo curso, você deverá fazer seu autocadastro no SIGAA no seguinte link: https://sig.unb.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf.
O autocadastro, feito pelo discente para cadastrar sua senha de login, só será possível se os dados digitados forem iguais aos dados informados durante o seu registro pela unidade acadêmica.
O nome do usuário será seu número de matrícula, que será informada pela coordenação do seu curso.
Como posso atualizar meus dados?
Seus dados podem ser atualizados na coordenação responsável pelo seu curso.
Caso a atualização ocorra por alteração de nome civil, é necessário entregar cópia do documento que comprove a alteração.
Como posso emitir meu histórico escolar?
Seu histórico escolar poderá ser emitido no Portal do Discente, no caminho: Portal do Discente → Ensino → Emitir Histórico.
Outros documentos poderão ser emitidos no Portal Discente, como: Atestado de Matrícula e Declaração de Vinculo.
Como solicito as ementas dos componentes do meu curso de especialização?
Você poderá ter acesso às ementas dos componentes pelo Portal Público do SIGAA (Link: https://sig.unb.br/sigaa/public/componentes/busca_componentes.jsf). Ao acessar, você deve selecionar o nível "Lato Sensu-Especialização" na busca.
Caso seu curso de especialização tenha ocorrido antes de 2021, você deve deve solicitar as ementas no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Como posso saber sobre mais funcionalidades do Portal Discente?
O manual do discente Lato Sensu está disponível no seguinte Link: http://portalsig.unb.br/images/Manuais/Modulo_Lato_Sensu_-_Manual_Portal_do_Discente1.pdf.
Quem tem direito ao certificado de conclusão de curso de especialização?
Terão direito ao certificado de especialização os estudantes que tiverem obtido frequência de, pelo menos, 75% de carga horária prevista e obtiverem menção igual ou superior a MM em todas as disciplinas, incluindo o trabalho de conclusão de curso (TCC).
Posso receber meu certificado durante a vigência do curso?
Conforme previsto no art. 26 da Resolução CEPE Nº 95/2020, não é permitida a emissão de certificados durante a vigência do curso.
Quando será possível a emissão dos certificados de conclusão de curso?
A emissão dos certificados só é possível após o registro pela SAA do Relatório Final do Curso, elaborado pela coordenação e aprovado pelo Decanato de Pós-Graduação - DPG no sistema acadêmico.
É possível fazer aproveitamento de estudos na especialização?
Não há previsão para aproveitamento de estudos na especialização.
É possível solicitar Trancamento Geral de Matrícula na especialização?
Não há previsão para Trancamento Geral de Matrícula na especialização. A própria natureza dos cursos de especialização não permitiria o registro dessa ocorrência, pois os cursos de especialização são de oferta não obrigatória e de caráter temporário.
É possível a transferência entre cursos de especialização?
Não é possível a transferência entre cursos de especialização.
Como posso ter acesso ao e-mail institucional?
A UnB tem parceria com a Microsoft e toda a comunidade acadêmica tem acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem. Isso inclui uma conta de e-mail institucional via Outlook e funcionalidades como Teams, Word, Excel, Power Point e OneDrive. O acesso à ferramenta é garantido enquanto o(a) estudante estiver ativo(a) na Universidade. Para acessar:
Entrar na página https://portal.office.com;
LOGIN - númerodematríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SENHA - mesma cadastrada para acesso ao SIGAA.
Mais informações estão disponíveis aqui: http://sti.unb.br/office365-alunos
Como faço para solicitar a carteirinha estudantil?
Após seu registro, você poderá ter que solicitar sua identidade estudantil junto à PROMOFOTO (responsável pela emissão). A PROMOFOTO atenderá, após o retorno das atividades acadêmicas presenciais, no ICC Sul (Ceubinho), com estande fixo e em horários que variam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. A PROMOFOTO prestará, a todo momento, o atendimento ao discente para confeccionar a identidade
estudantil, também em sua sede, localizada no Brasília Shopping, piso G2, telefone (61) 3963-6360.
Em tempo, informamos que o custo da emissão da identidade estudantil é de R$ 15,00 (quinze reais).
Informações Complementares
Assistência Estudantil
- Qualquer aluno da UnB pode morar na Casa do Estudante?
Infelizmente, não. Para informações detalhadas acerca da moradia estudantil, acessar o link http://dds.dac.unb.br/index.php/acoes-e-servicos-4
Biblioteca Central da UnB
- Como eu faço para pagar minha multa perante a BCE?
Sugerimos contato diretamente com a BCE. O site do órgão é https://bce.unb.br/.
Iniciação Científica - PIBIC e PIBID
- O que são PIBIC e PIBID?
PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência)
Mais informações estão disponíveis na página dedicada à iniciação científica na UnB: http://proic.unb.br/.
Reclamações
- Como fazer reclamações, elogios e/ou sugestões?
Por meio da Ouvidoria da UnB, cujo site é: https://ouvidoria.unb.br/
- Posso fazer reclamações sem me identificar?
Sim. As reclamações, sugestões e/ou elogios podem ser anônimas.
Diplomas de outras Instituições de Ensino
- A UnB registra diploma das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil inteiro?
Não. Apenas das Instituições do Distrito Federal (IES/DF), pois a UnB não tem estrutura para incluir IES de outros estados da federação.
- Sou de uma Instituição de Ensino Superior do DF e tenho interesse em registrar meus diplomas na UnB, como proceder?
O responsável deverá encaminhar um ofício solicitando o registro de seus diplomas na UnB ao e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar as orientações sobre os próximos passos.
- Como a Instituição de Ensino Superior deverá enviar os processos de registro de diploma à UnB?
Os processos deverão ser encaminhados por meio de um único ofício, contendo o nome de todos os alunos, em ordem alfabética. Não deverá ser feita a separação por curso ou por nenhuma outra forma de organização. Esse envio será feito somente por agendamento com o responsável pela IES.
-
- Quais documentos deverão constar no processo de registro de diplomas?
- Número e capa do processo;
- Checklist (lista de verificações) preenchida e assinada;
- Cópia do documento de identificação com foto;
- Cópia do CPF;
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou de outro documento equivalente;
- Diploma (frente e verso);
- Guia de recolhimento da União e comprovante de pagamento; e
- Histórico escolar do curso.
- Qual o procedimento de registro de diploma durante a pandemia?
A IES entrará em contato, via e-mail, com o setor de diplomas da UnB, solicitando registro e disponibilizando os processos, de maneira digital. Após a análise do processo, e, caso todas informações estejam corretas, o registro será efetuado. Finalizada essa etapa, o setor supracitado agendará data para transcrição das informações no diploma, colherá a assinatura do secretário da SAA e devolverá o processo à IES.
- Sou aluno de IES, como saber se meu processo de solicitação de registro de Diploma de IES/DF está na UnB?
A UnB registra os diplomas, expedidos pelas IES da região geoeducacional do DF, por delegação de competência do MEC, por meio do art. 3º, da Portaria MEC nº 1.095/2018. Entretanto, todas as informações aos diplomados sobre o andamento de seus processos de registro são fornecidas pela própria IES.
- Minha faculdade encerrou suas atividades. Como devo solicitar diploma de IES/DF extinta?
Com a Portaria de Descredenciamento, fica determinada uma série de obrigações a serem cumpridas pelos representantes da IES descredenciada, especialmente os serviços de secretaria acadêmica. Caso a IES, seus representantes legais ou dirigentes da mantenedora não estejam exercendo tal obrigação, são tomadas medidas para transferir tal ônus a outra IES da mesma mantenedora ou grupo, ou, ainda, em último caso, para apreensão do acervo e seu encaminhamento à IES federal mais próxima.
A Universidade de Brasília possui apenas a documentação acadêmica das Faculdades Caiçaras, Garcia Silveira e da Faculdade da Terra de Brasília. Para emissão de 2ª via de documentação dessas Faculdades, dirija-se ao atendimento da SAA Central, localizada no subsolo do prédio Reitoria, no campus Darcy Ribeiro.
Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Qual o valor da taxa de registro de diploma de IES/DF?
A UnB presta serviços de registro de diplomas, sendo essa uma relação exclusiva entre Instituições e a taxa cobrada por esse serviço não deve ser repassada aos alunos, conforme determinação do art. 1º, do Decreto nº 35.990/2014:
“Art. 1º As instituições de ensino fundamental, médio e superior, públicas e privadas, situadas no Distrito Federal, que realizar cobrança de taxa para emissão de diploma ou certificado de conclusão de curso, estão sujeitas à aplicação de sanção administrativa, cujo procedimento é regulado nos termos deste Decreto.”
A taxa é de R$100,00 (cem reais), para 1ª via, e R$ 400,00 (quatrocentos reais), para 2ª via, nos termos da Resolução do Conselho de Administração Nº0009/2015.
- Enviei toda documentação à faculdade (privada), mas, até agora, ela não entregou o diploma. Posso entregar a documentação diretamente à UnB?
Não é possível. O contato da UnB é exclusivo com a IES.
- Fui aprovado em um concurso público e preciso, com urgência, do diploma. O que devo fazer?
Você deve entrar em contato com a IES e fazer o pedido de emissão do diploma em caráter de urgência. A urgência para registro do diploma deve ser solicitada pela IES, mediante as comprovações da urgência.
- Qual prazo a UnB tem para registrar o diploma?
Conforme o art. 19, §2º, da Portaria MEC nº 1.095/2018, a IES registradora deverá registrar o diploma no prazo máximo de sessenta dias, contados do recebimento do diploma procedente de IES expedidora.
O prazo poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, desde que devidamente justificado pela IES.
- A UnB expede o diploma da IES das Faculdades particulares?
Não. Conforme o art. 3º, da Portaria MEC nº 1.095/2018, os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados. Já os diplomas conferidos por instituições não universitárias serão registrados por universidades credenciadas, na forma da legislação vigente, à exceção das Faculdades Caiçaras, Garcia Silveira e da Faculdade da Terra de Brasília.
- Como saber se meu diploma realmente foi registrado pela UnB?
O titular do diploma deve enviar cópia dos seguintes documentos:
-
- Diploma frente e verso;
- Um documento de identificação com foto; e
- Uma solicitação manuscrita ao e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Restaurante Universitário (RU)
- Como faço para não pagar o RU?
Confira as condições de isenção no site da DDS (Diretoria de Desenvolvimento Social): http://dds.dac.unb.br/index.php/perguntas-frequentes.
- Como faço para conhecer, virtualmente, o cardápio do RU?
Para conhecer o cardápio acessar o link do restaurante em: https://ru.unb.br/index.php/cardapio-ru.
Peticionamento Eletrônico
- Como o aluno consegue acessar o sistema?
Para acesso ao sistema, é necessário fazer cadastro por meio do seguinte link: SEI - Sistema Eletrônico de Informações - Início (unb.br)
Caminho: SEI! --> Usuário Externo e Aluno / Esqueci a senha
Todos os alunos da UnB já possuem um pré-cadastro. Caso não seja aluno, deve fazer um cadastro e solicitar a liberação ao e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- O que é peticionamento eletrônico?
Trata-se de um mecanismo eletrônico, dentro da plataforma SEI/UnB, para que usuários externos da universidade possam acessar processos e demandas (demandas as quais que estão discriminadas dentro da plataforma).
- Para que serve o cadastro no SEI?
O SEI serve para fazer algumas solicitações por peticionamento eletrônico e para acompanhar processos em que o aluno é o interessado.
- Quem são os usuários externos?
São pessoas que não pertencem ao quadro de servidores da UnB.
- O que significa a expressão “processo sobrestado” no SEI?
O sobrestamento de processos corresponde à suspensão temporária do processo, inclusive interrompendo a contagem de tempo e os prazos do processo. O sobrestamento impede que um processo receba novos documentos ou alterações.
- O formulário do SEI pede o código do curso. Nós devemos colocar o código da habilitação atual ou o código da segunda habilitação pretendida?
Com a implantação do SIGAA, esse campo não é mais necessário. A equipe da SAA está providenciando a alteração do formulário.
- Como faço para entrar com recurso?
Para realizar o recurso, o interessado deve ingressar - por meio do processo intercorrente (peticionamento eletrônico) - preenchendo o formulário de recurso geral, no link: http://saa.unb.br/aproveitamento-de-estudos.
SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)
- Como recuperar a senha de acesso ao SIGAA?
O aluno recupera senha e acesso por meio do seguinte caminho: a) sig.unb.br; b) clicar em SIGAA; e c) clicar em esqueci a senha.
- Como faço para atualizar meus dados cadastrais?
Alguns dados podem ser atualizados pelo próprio aluno. Caso tenha alguma dificuldade, o aluno deve entrar em contato via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Outras informações
Vida Acadêmica da Gradução
Neste link, você encontrará algumas respostas para suas dúvidas:
http://www.deg.unb.br/perguntas-frequentes
Assistência Estudantil
Informações quanto à Avaliação Socioeconômico e à Assistência Estudantil você encontra neste link:
http://dds.dac.unb.br/index.php/perguntas-frequentes
Boas Vindas
Neste linkn você terá informações importantes:
https://boasvindas.unb.br/registro/faq-registro-academico
Plataforma Aprender
Neste link, você terá atendimento online via chat:
https://www.cead.unb.br/fale-conosco/2-publicacoes/283-central-de-atendimento
FAQ UnB
A Universidade disponibiliza informações relacionadas às ações referentes à Pandemia:
https://unb.br/institucional/faq
SIGAA
Dúvidas frequentes:
http://portalsig.unb.br/duvidas-frequentes
Assessoria Internacional
Neste link, você tem informações sobre intercâmbio, convênio, entre outros:
http://int.unb.br/br/institucional/faq
Semana Universitária
Neste link, você sanará dúvidas quanto à semana universitária:
http://dex.unb.br/perguntas-frequentes
E-mail da UnB
Neste link, estão as dúvidas frequentes: