Conforme a Lei Nº 4.462/10, que dispõe sobre o passe livre estudantil nas modalidades de transporte público coletivo, fica assegurada aos estudantes do ensino superior, médio e fundamental da área urbana, inclusive alunos de cursos técnicos e profissionalizantes, com carga igual ou superior a 200 (duzentas) horas-aula, reconhecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ou pelo Ministério da Educação, e alunos de faculdades teológicas ou de instituições equivalentes, os quais residam ou trabalhem a mais de um quilômetro do estabelecimento em que estejam matriculados, a gratuidade nas linhas do serviço básico de transporte público coletivo de passageiros que sirvam a esses estabelecimentos, inclusive quando operados por micro-ônibus, metrô e veículo leve sobre trilhos ou pneus.

Para orientações sobre como proceder para obtenção do passe livre, clique aqui.

 

 

Uso do passe livre durante o período 2022.1

Informamos que o benefício do passe livre estudantil, para uso durante o período 2022.1, será liberado automaticamente a partir do dia 06/06/2022.

O Banco de Brasília - BRB, operacionalizador do Sistema de Bilhetagem Automática, analisou a situação dos discentes da UnB com relação ao Passe Livre Estudantil e identificou que 1967 (um mil novecentos e sessenta e sete) alunos encontram-se com pendências cadastrais. Nesse sentido, recomendamos aos discentes que acessem seu cadastro através do link https://mobilidade.brb.com.br/passelivre/ ou do aplicativo e verifiquem quais as pendências precisam ser sanadas. Ainda assim, caso não logrem êxito ou ainda tenham dúvidas, orientamos que busquem atendimento junto ao BRB Mobilidade através da URA (3120-9500), ou do atendimento virtual através do site https://mobilidade.brb.com.br/, ou do aplicativo e por fim, um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

 

Dica importante: quando for utilizar o seu passe estudantil pela primeira vez, após o período de férias, passe o seu cartão 2 vezes no validador.

 

Declaração para solicitação do Passe Livre Estudantil

Alunos de graduação e pós-graduação

A declaração para fins de passe estudantil pode ser emitida pelo próprio discente, via SIGAA.

Para emissão da declaração, seguir os seguintes passos:

Portal do Discente (SIGAA) -> Ensino -> Emitir Declaração para Passe Livre Estudantil.