Diploma/Certificado
A Universidade de Brasília adota o diploma digital desde 2018, conforme estabelecido pelas Portarias n.330/2018 e n. 554/2019 do Ministério da Educação.
O diploma estará disponível neste endereço (https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma), aproximadamente 30 dias após a colação de grau.
A solicitação da segunda via do diploma ou da versão digital pode ser realizada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
É importante que o aluno tenha conhecimento sobre a existência de débitos junto à Biblioteca Central (BCE), à Casa do Estudante Universitário (CEU) e a laboratórios e órgãos que emprestem equipamentos a fim de que possa regularizar sua situação.
Nos casos de dupla habilitação, não é necessário fazer duas solicitações. O formando com mais de uma habilitação concluída terá a descrição da conclusão averbada no verso do diploma, e o formando em mais de um grau de formação deverá solicitar diplomação para cada grau (licenciatura e bacharelado), visto que os graus bacharel e licenciado conferem diplomas distintos.
Reconhecimento da firma Reitores e Vice-Reitores:
Cartório da 504 Norte
Certificados de Especialização Lato Sensu:
- O aluno de especialização, com conclusão a partir de 2019, deverá acessar o portal de diplomas e certificados digitais da UnB por meio do link Portal de Diplomas e Certificados Digitais da UnB e consultar a disponibilidade do documento com o preenchimento do CPF. Caso não encontre o certificado, deverá consultar o coordenador do programa ou departamento responsável pelo curso para saber o status do processo de certificação;
- O aluno de especialização, com conclusão anterior ao ano de 2019, deverá entrar em contato com o Setor de Certificação por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- O aluno de residência médica ou multiprofissional deverá entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para verificar a disponibilidade do documento.
Obs: Os certificados dos cursos de residência médica e multiprofissional são emitidos apenas por meio de documento físico.
Certificados de Extensão
Os certificados de extensão devem ser solicitados junto ao Decanato de Extensão.
Perguntas Frequentes
Diplomas de Graduação
Diplomas
- Qual o prazo para disponibilização dos diplomas de Graduação da UnB?
Segundo a Portaria MEC 1095 de 25 de outubro de 2018:
Art. 18. As IES devidamente credenciadas pelos respectivos sistemas de ensino deverão expedir os seus diplomas no prazo máximo de sessenta dias, contados da data de colação de grau de cada um dos seus egressos.
Art. 19. O diploma expedido deverá ser registrado no prazo máximo de sessenta dias, contados da data de sua expedição.
Contudo, a UnB costuma registrar e liberar os diplomas antes deste prazo. Para os cursos de Graduação da UnB, geralmente o tempo médio para liberação dos diplomas é de até 20 (vinte) dias úteis após o recebimento da Ata de Colação de Grau via SEI pelo setor de Registro de Diplomas da SAA.
- Onde estará disponível o diploma da UnB?
Os diplomas estarão disponíveis em meio digital e serão obteníveis por meio do site oficial da Universidade (unb.br) no link “diploma digital": https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma. A busca é feita com o número do CPF, para alunos brasileiros, e pelo número do passaporte, no caso de alunos estrangeiros.
- Onde posso solicitar e validar um diploma emitido no exterior?
Por meio do site rrde.unb.br.
- A UnB emite diplomas em inglês?
Não, a UnB só emite diplomas em língua portuguesa.
- Como posso ter meu diploma impresso em papel moeda?
Com a regulamentação do diploma digital, a UnB não mais emite diplomas em papel.
- Como faço para assinar o meu diploma digital?
Diplomas emitidos em forma digital dispensam a assinatura do diplomado.
- Como faço para solicitar o meu diploma digital ou segunda via de diploma?
Se o aluno possui diploma físico e quer requerer o digital, basta solicitar, via e-mail, ao Setor de Registro de Diplomas da UnB, endereçando ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na solicitação, o(a) aluno(a) deverá anexar cópia do documento de identificação com foto, CPF e local de nascimento. Se possível, também deverá anexar cópia do diploma.
- Preciso fazer a validação do diploma no site?
Não, pois o diploma, quando disponibilizado, já está válido. A parte para inserir código de validação é somente para consulta, ou seja, qualquer pessoa que precise conferir se seu diploma é válido e autêntico pode consultar a veracidade pelo site da UnB.
- Posso imprimir o arquivo referente ao diploma em formato “.pdf”?
Sim, mas o arquivo em “.pdf” que o aluno baixa do site é apenas a representação visual do diploma. O documento original vem no formato “.xml”, que aparece junto ao “.pdf” e pode ser verificável.
Registro de Diploma
- Como ocorre o procedimento nomeado "Registro de Diploma"?
A menção ao registro de diploma, na forma de ingresso, trata-se de aproveitamento de componentes curriculares de curso diferente daquele do curso atual do aluno. A flexibilidade nos currículos dos cursos da Universidade de Brasília permite que, eventualmente, o estudante cumpra todos os requisitos para formação em curso ou habilitação correlato ao seu próprio, o que possibilita a obtenção de um segundo diploma.
Assim, a solicitação de registro de diploma ocorre quando o aluno conclui um curso diverso daquele do seu atual vínculo de matrícula. Isso significa, pois, que o registro de diploma ocorre apenas caso o aluno tenha realizado todo o currículo do curso diverso do seu atual em que se deseja formar. Essa situação acontece, principalmente, em cursos os quais têm mais de uma habilitação.
Exemplificando: O curso de Psicologia na UnB tem três habilitações: a) Psicologia/Psicólogo; b) Psicologia/Bacharelado; e c) Psicologia/Licenciatura. O discente que ingressou no curso Psicologia/ Psicólogo, por exemplo, tem a possibilidade de cursar as disciplinas correspondentes ao bacharelado em Psicologia (Psicologia/Bacharelado). Assim, no momento em que todas as pendências necessárias à conclusão do curso e habilitação de origem (Psicologia/Psicólogo) forem atendidas, o aluno que também houver integralizado todas as exigências curriculares de Psicologia/Bacharelado poderá dar entrada na solicitação de “Registro de Diploma” referente a essa última habilitação.
Vale dizer que isso poderá acontecer no momento em que o estudante também se formar no curso de ingresso primário ou até antes mesmo da sua formatura no curso em que está atualmente vinculado.
- Como ficarão os valores do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e da Média Ponderada (MP), no histórico escolar com a forma de ingresso por Registro de Diploma?
Não há cálculo de Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e/ou Média Ponderada (MP) do curso. Logo, esses valores constarão zerados no respectivo histórico escolar.
- Quando devo solicitar o Registro de Diploma?
A solicitação de registro direto de diploma poderá ser feita a qualquer tempo, mesmo após conclusão do curso de ingresso, sendo avaliada, para tal finalidade, a matriz curricular mais atual do curso pretendido.
- Onde devo solicitar o Registro de Diploma?
A solicitação deve ser realizada na SAA, mediante a entrega ou o encaminhamento do formulário de "Solicitação de Registro de Formado(a) em Curso Secundário" preenchido.
- Quais são os dados necessários ao preenchimento do formulário de Registro de Diploma?
Os dados necessários são: identificação do discente, nome do curso atual e nome do curso secundário (no qual se dará o registro). Ressalta-se que o registro deverá ocorrer, obrigatoriamente, na matriz curricular mais atual do curso pretendido.
- Qual a diferença entre Registro de Diploma e Dupla Diplomação?
O registro de diploma é uma solicitação feita quando o aluno já concluiu o curso para o qual deseja obter o diploma, enquanto esteve registrado em curso distinto. Diferentemente disso, a dupla diplomação ocorre quando o discente se forma no curso de ingresso primário, mas deseja permanecer ativo na universidade para concluir outro curso, de acordo com as normas do edital.
Assim, no processo de dupla diplomação, existe um edital que deve ser seguido. Contudo, no tocante ao registro de diploma, não há edital, existindo apenas o preenchimento e a entrega do formulário que será analisado pela SAA.
- É possível, ao finalizar um curso na UnB, solicitar o diploma de um outro curso ou habilitação, caso tenham sido concluídos todos os créditos do segundo curso ou habilitação?
Sim. Nesse caso, o aluno deverá preencher o formulário "Solicitação de Registro de Formado(a) em Curso Secundário” e entregá-lo à SAA presencialmente ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Recebido o formulário, será aberto um processo SEI, que será encaminhado à SAA/CGR para análise.
Obs.: Este é o link com o formulário para solicitação do registro de diploma: saa.unb.br/graduação/formulários.
A SAA/CGR simulará o histórico do segundo curso para o qual o aluno pleiteou a formatura no sistema a fim de verificar se ele está formado. Caso o discente tenha, de fato, concluído todos os créditos do segundo curso, o registro de diploma será efetuado. Com o cumprimento desses requisitos, o aluno tem direito de requerer o segundo diploma, para todos os efeitos legais e jurídicos.
Validação de Documento para Registro de Diploma
- O(A) aluno(a) formando(a) necessita encaminhar alguma documentação para o registro do diploma?
Sim, e deverá utilizar a funcionalidade disponível no portal do discente "Solicitar Validação de Documento para Registro de Diploma", que destina-se à inclusão dos seguintes documentos: I) Documento de Identificação (Carteira de Identidade, CNH, dentre outros); II) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente; e III) Histórico Escolar do Ensino Médio. Esses documentos são imprescindíveis para possibilitar o registro do diploma dos estudantes após a formatura.
Diplomas de Pós-graduação Stricto Sensu
Como posso ter meu diploma impresso em papel moeda?
Com a regulamentação do diploma digital, a UnB não mais emite diplomas em suporte papel.
Como faço para assinar o meu diploma digital?
A assinatura não é necessária. De acordo com o art. 5º, § 2º, da Portaria nº 554/2019, do MEC, que dispõe sobre a emissão e o registro de diploma de pós-graduação, por meio digital, fica dispensada a assinatura digital do diplomado.
Como faço para solicitar o meu diploma digital ou segunda via de diploma?
Se o aluno possui diploma físico e deseja o digital, basta solicitar via e-mail ao Setor de Registro de Diplomas da UnB, endereçando pedido ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na solicitação, o aluno deverá anexar cópia de documento de identificação com foto, CPF e local de nascimento. Se possível, também deverá anexar cópia do diploma físico.
Preciso fazer a validação do diploma no site?
O diploma já está válido quando disponibilizado. O campo para se inserir código de validação existe apenas para consulta de autenticidade: qualquer pessoa que precise conferir se seu diploma é válido e autêntico pode consultar a veracidade pelo site da UnB.
Posso imprimir, em formato “.pdf”, o arquivo referente ao diploma?
Sim, mas o arquivo em “.pdf” que o aluno baixa do site é apenas a representação visual do diploma. O documento original vem no formato “.xml” que aparece junto ao “.pdf” e pode ser verificável.
Qual o prazo para disponibilização do diploma de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)?
O diploma fica disponível em até 60 dias (prorrogáveis por mais 60 dias, conforme Portaria MEC 1095 de 25 de outubro de 2018) após homologação do relatório de defesa de dissertação/tese pelo Decanato de Pós-Graduação. Essa homologação ocorre após envio do relatório de defesa pela unidade acadêmica responsável pelo programa via SEI.
Como posso acessar o meu diploma?
O acesso é realizado pelo site oficial da UnB (unb.br) na guia de acesso rápido de “diploma digital”. A busca é feita pelo CPF, para alunos brasileiros; e pelo passaporte, no caso de alunos estrangeiros.
Certificados de Pós-graduação Lato Sensu
Terminei um curso de especialização lato sensu. Meu certificado está pronto?
O certificado será emitido assim que o processo SEI encaminhado pelo coordenador do curso de especialização ou departamento responsável for aprovado pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG) e enviado à SAA. Para saber a situação do processo, o interessado deverá consultar o coordenador do programa ou da unidade acadêmica responsável pelo curso.
No caso de residência médica e multiprofissional, o certificado é emitido após envio, pelo hospital, do relatório final de cada discente. O aluno deverá entrar em contato com o Setor de Certificação, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de saber sobre o andamento da confecção do documento.
Como faço para retirar meu certificado de especialização (pós-graduação lato sensu)?
O aluno de especialização, com conclusão a partir de 2019, deverá acessar o portal de diplomas e de certificados digitais da UnB, por meio do link Portal de Diplomas e Certificados Digitais da UnB e consultar a disponibilidade do documento com o preenchimento do CPF. Caso não encontre o certificado, deverá consultar o coordenador do programa ou do departamento responsável pelo curso.
O aluno de especialização, com conclusão anterior ao ano de 2019, deverá entrar em contato com o Setor de Certificação, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
O aluno de residência médica ou multiprofissional deverá entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para verificar a disponibilidade do documento.
É possível enviarem o meu certificado de especialização lato sensu?
Não fazemos envio de nenhuma documentação física. No entanto, é possível que um terceiro faça a retirada do certificado físico, no caso dos alunos que tiveram seu certificado emitido antes de 2019 ou de alunos de residência médica e multiprofissional. Para que um terceiro faça a retirada de certificado físico, ele deverá portar procuração ou declaração de próprio punho redigida pelo detentor do certificado. Para fins de exemplo, a seguir, consigna-se um texto-modelo de declaração:
Eu, ### nome completo ###, portador(a) do CPF nº ... e RG nº ..., com órgão expedidor “xxx/xx”, nascido(a) em ..., autorizo ### nome completo ###, portador(a) do CPF nº ... e RG nº ..., com órgão expedidor “xxx/xx”, a retirar meu certificado do curso ..., nesta Secretaria de Administração Acadêmica da Universidade de Brasília.
É necessário que esse documento seja datado e assinado. Não é necessário o reconhecimento de firma em cartório. Além disso, o procurador também deverá portar cópia da identidade de ambos (representante e representado) e entregar o comprovante de pagamento impresso do certificado no momento da retirada. No caso das residências médicas, também é preciso apresentar nada consta do hospital.
Como faço para solicitar um certificado/declaração de curso de extensão?
Declarações e certificados de cursos de extensão devem ser solicitados junto ao Decanato de Extensão (DEX), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações sobre extensão: https://dex.unb.br/.
Como faço para conseguir uma segunda via de meu certificado de especialização lato sensu?
O aluno deve entrar em contato com o Setor de Certificação da SAA, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O e-mail deve conter cópia digitalizada de RG, nome completo do discente e do curso, bem como descrição da solicitação.
Como solicitar meu histórico de especialização lato sensu?
Os históricos de especialização devem ser entregues pelo departamento responsável pelo curso assim que o certificado digital ficar disponível para download. Para solicitar uma segunda via do histórico, você deve entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O e-mail deve conter cópia digitalizada de RG, nome completo do discente e do curso, bem como descrição da solicitação.
Meu certificado de especialização lato sensu ainda não está disponível. Como solicitar uma declaração de conclusão?
O estudante deve entrar em contato por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O e-mail deve conter cópia digitalizada de RG, nome completo do discente e do curso, bem como descrição da solicitação. Ressalta-se que a declaração somente será emitida se as informações acerca de notas e de disciplinas do curso estiverem devidamente registradas pelo programa responsável; ainda, a situação do curso deve constar como concluída no sistema.
Como consultar a veracidade de um certificado digital?
O certificado já está válido quando disponibilizado. A inserção de código de validação é feita somente para consulta. Qualquer pessoa que precise conferir se seu certificado digital é válido e autêntico pode consultar a veracidade por meio do site da UnB, na mesma página de download do documento.
Posso imprimir o arquivo em PDF?
Sim, mas o arquivo em “.pdf” que se baixa do site é apenas a representação visual do certificado. O documento original vem no formato “.xml” que aparece junto ao “.pdf” e pode ser verificável.
Há cobrança de taxa para emissão de certificados de especialização lato sensu ou residência médica/multiprofissional?
Os certificados de especialização emitidos em formato digital a partir de 2019 são gratuitos e disponibilizados no portal de diplomas e certificados da UnB, consultáveis no seguinte link: https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma.
Os certificados de residências médica e multiprofissional não possuem formato digital e são disponibilizados, unicamente, em formato impresso. Atualmente não se cobra taxa para a primeira via.
Segundas vias, para certificados físicos, possuem taxa de R$ 102,00 (cento e dois reais).
Meu certificado foi impresso, pois meu curso foi realizado antes de 2019. Contudo, nunca retirei o documento junto à SAA. Como devo proceder?
O aluno deve verificar, com o setor de certificação, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., se o documento ainda se encontra disponível para retirada na SAA, tendo em vista que o certificado pode ter sido retirado pelo departamento responsável à época, ou ter sido descartado. Isso ocorre porque documentos com mais de 10 anos guardados são eliminados. Caso a unidade verifique que o certificado ainda está disponível, este poderá ser retirado normalmente junto ao setor de atendimento da SAA. Vale lembrar que o discente deverá portar comprovante da taxa de pagamento e documento original com foto.
Meu certificado foi impresso, porém, eu gostaria de obter um certificado digital. Quais são os procedimentos?
O discente deverá encaminhar e-mail ao Setor de Certificação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), solicitando o certificado digital e anexando documento de identificação digitalizado.
Por que apenas as residências possuem formato de certificado impresso?
A SAA busca desenvolver, junto à Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB, sistema informatizado para tornar possível o processo de emissão digital desses tipos de certificados. Ressaltamos que ainda não há previsão para que isso ocorra.