O e-mail institucional, bem como o acesso à suíte de aplicativos Office 365 (Educacional – A1), é destinado aos alunos, regulares de graduação e pós-graduação, além dos que se encontram em mobilidade acadêmica nacional ou internacional.

 

Cada aluno(a) tem direito a 50GB de espaço para armazenamento de mensagens (incluídas as pastas de envio e outras que eventualmente sejam criadas). Além disso, por meio da ferramenta OneDrive, tem 1 TB de espaço para salvar arquivos na nuvem. Estes quantitativos podem alterar a depender da política de uso do fornecedor.

 

O e-mail institucional, bem como os aplicativos do Office 365, é vinculado à matrícula ativa do(a) aluno(a), 30 (trinta) dias após a perda do vínculo com a Universidade, a conta de e-mail associada à matrícula do(a) aluno(a) é desativada e todo o conteúdo constantes na conta de e-mail e aplicativos Office 365 são perdidos. É responsabilidade do(a) aluno(a) antes de perder o vínculo com a universidade efetuar o backup de forma integral (fazer cópia de suas mensagens e/ou arquivos) de seus conteúdos armazenados no servidor de e-mail, OneDrive e demais ferramentas/aplicativos da Suíte Office 365.

 

Importante destacar algumas circunstâncias (podem ter outras não mencionadas) que acarretam a perda do vínculo da matrícula do(a) aluno(a) com a UnB:

- Formatura no curso;

- Em curso de graduação, cancelado ao final de um semestre por baixo rendimento acadêmico (3ª reprovação no mesmo componente curricular obrigatório);

- Em curso de graduação, cancelado por abandono ao final do 2º semestre consecutivo sem registrar matrícula ou com menção SR em todos os componentes que estiver matriculado;

- Cancelado por solicitação espontânea do estudante;

- Cancelado por decisão administrativa;

- Cancelado por determinação judicial;

- Cancelado por efetivação de novo cadastro;

 

Em casos do(a) aluno(a) concluir um curso e ser contemplado em edital de dupla diplomação, este será registrado em um segundo curso e receberá um novo número de matrícula. Consequentemente, o(a) aluno(a) terá um novo e-mail institucional (vinculado à nova matrícula). Cabe ressaltar que o acesso ao e-mail vinculado à matrícula do curso anterior é encerrado 30 (trinta) dias após a conclusão do curso (primeiro curso). Neste mesmo sentido, quando o(a) aluno(a) realiza novo processo seletivo para o mesmo curso ou curso distinto do que está matriculado, receberá um novo número de matrícula, consequentemente novo e-mail institucional e, o acesso ao e-mail vinculado à matrícula do curso anterior é encerrado 30 (trinta) dias, após o cancelamento da matrícula anterior.

 

Como acessar?

O login é a matrícula ativa do(a) aluno(a) regular da UnB acrescida da terminação @aluno.unb.br. A senha é a mesma escolhida para o acesso ao SIGAA.

 

O(a) aluno(a) regular não necessita solicitar a criação de seu e-mail institucional à STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), pois este é gerado de forma automática após a inserção dos dados estudantis no sistema acadêmico da Universidade de Brasília.

 

Por exemplo, se o(a) aluno(a) possui a matrícula 20000123456, o seu login será: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portal do Office 365: https://www.office.com

Para mais informações, como troca de senha e recuperação de senhas ou qualquer dúvida sobre a sua situação acadêmica deverá ser esclarecida junto à SAA (Secretaria de Administração Acadêmica), através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A plataforma Aprender 3 é gerenciada pelo CEAD: https://www.cead.unb.br/ensino-remoto.