O que é:
É uma modalidade de matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação stricto sensu destinada para para portadores de diploma de nível superior que não estejam regularmente matriculados em cursos pós-graduação stricto sensu na Universidade de Brasília.
O aluno especial não cria qualquer vínculo com cursos regulares da Universidade de Brasília e a matrícula somente poderá ser feita em disciplina com comprovada existência de vaga.
Como funciona:
A solicitação de admissão ocorre por meio de requerimento e recolhimento de taxa. O requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, depois do processo de matrícula dos alunos regulares. A inscrição para matrícula como aluno especial deve ser feita no Programa de Pós-Graduação - PPG que oferte a disciplina de interesse, conforme calendário acadêmico. O PPG irá informar a plataforma ou o local de entrega da inscrição, o número de vagas e as informações de pagamento da taxa de inscrição. Caso o interessado seja admitido, o mesmo deve efetuar o pagamento da taxa de matrícula por crédito e a entrega da documentação restante para registro. O aluno especial não poderá utilizar o benefício de trancamento geral ou trancamento parcial de matrícula.
O aluno especial não tem direito a Carteira de Estudante ou passe estudantil. O aluno especial poderá usar o RU sem o desconto e acessar a BCE apenas como comunidade.
Quem pode participar:
Portadores de diploma de nível superior que não estejam regularmente matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu na Universidade de Brasília.
Quando é aberta a inscrição de Aluno Especial:
Deve ser observado o período de solicitação no calendário acadêmico. O interessado deve acompanhar junto com a Unidade Acadêmica responsável pela disciplina.
Quando é o ingresso:
O ingresso se dá no semestre em que foi solicitado. Quantidade de vagas: o requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.
Observação:
Os alunos especiais não terão vínculo com cursos regulares, portanto, não fazem jus a identidade estudantil, alojamento, passe estudantil, qualquer tipo de bolsa, qualquer forma de subvenção para utilização do Restaurante Universitário e a utilização da Biblioteca se dá nos mesmos critérios observados para a comunidade geral.