Sistema de seleção tradicional da UnB, aplicado desde a fundação da instituição, em 1962. A prova é elaborada pela própria Universidade de Brasília e aplicada apenas para ingresso de estudantes no segundo semestre letivo.

A classificação é feita com base no resultado obtido pelo candidato nas provas de conhecimentos e de redação elaboradas pela UnB.

O candidato que comprovar a conclusão do ensino médio (ou curso equivalente).

O candidato que se inscrever em qualquer um dos cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica somente poderá concorrer a esse curso caso possua a referida certificação, dentro do período de validade.

Geralmente o edital é publicado em meados de abril.

No segundo semestre letivo.

O edital é destinado aos cursos:

Presenciais de graduação, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia.

Ampla Concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros.

São 25% das vagas totais anuais.

www.cebraspe.org.br/vestibulares