O que é:

É uma modalidade de matrícula em disciplinas isoladas em cursos de graduação da UnB e é destinada para para:

- portadores de diploma de nível superior; 

- alunos regulares matriculados no último ano do curso superior, com direito a admissão por transferência obrigatória, nos termos da legislação em vigor; 

- alunos regulares de outras IES; 

- interessados com processo de revalidação de diploma em tramitação na UnB. 

Ressalta-se que o aluno especial não cria qualquer vínculo com cursos regulares da Universidade de Brasília e a matrícula somente poderá ser feita em disciplina com comprovada existência de vaga.

 

Como funciona:

A solicitação de admissão ocorre por meio de requerimento e recolhimento de taxa. O requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, depois do processo de matrícula dos alunos regulares. A inscrição para matrícula como aluno especial deve ser feita diretamente na Secretaria de Graduação que oferte a disciplina de interesse, conforme calendário acadêmico. A Secretaria de Graduação irá informar a plataforma ou o local de entrega da inscrição, o número de vagas e as informações de pagamento da taxa de inscrição. Caso o interessado seja admitido, o mesmo deve efetuar o pagamento da taxa de matrícula por crédito e a entrega da documentação restante para registro. O aluno especial não poderá utilizar o benefício de trancamento geral ou trancamento parcial de matrícula.

 

Quem pode participar:

Portadores de diploma de nível superior, alunos regulares de outras IES e alunos com processo de transferência obrigatória e/ou revalidação de diploma em trâmite. 

 

Quando é aberta a inscrição de Aluno Especial:

Deve ser observado o período de solicitação no calendário acadêmico. O interessado deve acompanhar junto com a Unidade Acadêmica responsável pela disciplina.

 

Quando é o ingresso:

O ingresso se dá no semestre em que foi solicitado. Quantidade de vagas: o requerimento de matrícula em disciplinas fica condicionado à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.

 

Observação:

Os alunos especiais não terão vínculo com cursos regulares, portanto, não fazem jus a identidade estudantil, alojamento, qualquer tipo de bolsa, qualquer forma de subvenção para utilização do Restaurante Universitário e a utilização da Biblioteca se dá nos mesmos critérios observados para a comunidade geral.