Outras perguntas
Assistência Estudantil
- Qualquer aluno da UnB pode morar na Casa do Estudante?
Infelizmente, não. Para informações detalhadas acerca da moradia estudantil, acessar o link http://dds.dac.unb.br/index.php/acoes-e-servicos-4
Biblioteca Central da UnB
- Como eu faço para pagar minha multa perante a BCE?
Sugerimos contato diretamente com a BCE. O site do órgão é https://bce.unb.br/.
Iniciação Científica - PIBIC e PIBID
- O que são PIBIC e PIBID?
PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência)
Mais informações estão disponíveis na página dedicada à iniciação científica na UnB: http://proic.unb.br/.
Reclamações
- Como fazer reclamações, elogios e/ou sugestões?
Por meio da Ouvidoria da UnB, cujo site é: https://ouvidoria.unb.br/
- Posso fazer reclamações sem me identificar?
Sim. As reclamações, sugestões e/ou elogios podem ser anônimas.
Diplomas de outras Instituições de Ensino
- A UnB registra diploma das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil inteiro?
Não. Apenas das Instituições do Distrito Federal (IES/DF), pois a UnB não tem estrutura para incluir IES de outros estados da federação.
- Sou de uma Instituição de Ensino Superior do DF e tenho interesse em registrar meus diplomas na UnB, como proceder?
O responsável deverá encaminhar um ofício solicitando o registro de seus diplomas na UnB ao e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar as orientações sobre os próximos passos.
- Como a Instituição de Ensino Superior deverá enviar os processos de registro de diploma à UnB?
Os processos deverão ser encaminhados por meio de um único ofício, contendo o nome de todos os alunos, em ordem alfabética. Não deverá ser feita a separação por curso ou por nenhuma outra forma de organização. Esse envio será feito somente por agendamento com o responsável pela IES.
-
- Quais documentos deverão constar no processo de registro de diplomas?
- Número e capa do processo;
- Checklist (lista de verificações) preenchida e assinada;
- Cópia do documento de identificação com foto;
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- Cópia do CPF;
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou de outro documento equivalente;
- Diploma (frente e verso);
- Guia de recolhimento da União e comprovante de pagamento; e
- Histórico escolar do curso.
- Qual o procedimento de registro de diploma durante a pandemia?
A IES entrará em contato, via e-mail, com o setor de diplomas da UnB, solicitando registro e disponibilizando os processos, de maneira digital. Após a análise do processo e, caso todas informações estejam corretas, o registro será efetuado. Finalizada essa etapa, o setor supracitado agendará data para transcrição das informações no diploma, colherá a assinatura do secretário da SAA e devolverá o processo à IES.
- Sou aluno de IES, como saber se meu processo de solicitação de registro de Diploma de IES/DF está na UnB?
A UnB registra os diplomas, expedidos pelas IES da região geoeducacional do DF, por delegação de competência do MEC, por meio do art. 3º, da Portaria MEC nº 1.095/2018. Entretanto, todas as informações aos diplomados sobre o andamento de seus processos de registro são fornecidas pela própria IES.
- Minha faculdade encerrou suas atividades. Como devo solicitar diploma de IES/DF extinta?
Com a Portaria de Descredenciamento, fica determinada uma série de obrigações a serem cumpridas pelos representantes da IES descredenciada, especialmente os serviços de secretaria acadêmica. Caso a IES, seus representantes legais ou dirigentes da mantenedora não estejam exercendo tal obrigação, são tomadas medidas para transferir tal ônus a outra IES da mesma mantenedora ou grupo ou, ainda, em último caso, para apreensão do acervo e seu encaminhamento à IES federal mais próxima.
A Universidade de Brasília possui apenas a documentação acadêmica das Faculdades Caiçaras, Garcia Silveira e da Faculdade da Terra de Brasília. Para emissão de 2ª via de documentação dessas Faculdades, dirija-se ao atendimento da SAA Central.
Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Qual o valor da taxa de registro de diploma de IES/DF?
A UnB presta serviços de registro de diplomas, sendo essa uma relação exclusiva entre Instituições e a taxa cobrada por esse serviço não deve ser repassada aos alunos, conforme determinação do art. 1º, do Decreto nº 35.990/2014:
“Art. 1º As instituições de ensino fundamental, médio e superior, públicas e privadas, situadas no Distrito Federal, que realizarem cobrança de taxa para emissão de diploma ou certificado de conclusão de curso, estão sujeitas à aplicação de sanção administrativa, cujo procedimento é regulado nos termos deste Decreto.”
A taxa é de R$100,00 (cem reais), para 1ª via, e R$ 400,00 (quatrocentos reais), para 2ª via, nos termos da Resolução do Conselho de Administração Nº0009/2015.
- Enviei toda documentação à faculdade (privada), mas, até agora, ela não entregou o diploma. Posso entregar a documentação diretamente à UnB?
Não é possível. O contato da UnB é exclusivo com a IES.
- Fui aprovado em um concurso público e preciso, com urgência, do diploma. O que devo fazer?
Você deve entrar em contato com a IES e fazer o pedido de emissão do diploma em caráter de urgência. A urgência para registro do diploma deve ser solicitada pela IES, mediante as comprovações da urgência.
- Qual prazo a UnB tem para registrar o diploma?
Conforme o art. 19, §2º, da Portaria MEC nº 1.095/2018, a IES registradora deverá registrar o diploma no prazo máximo de sessenta dias, contados do recebimento do diploma procedente de IES expedidora.
O prazo poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, desde que devidamente justificado pela IES.
- A UnB expede o diploma da IES das Faculdades particulares?
Não. Conforme o art. 3º, da Portaria MEC nº 1.095/2018, os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados. Já os diplomas conferidos por instituições não universitárias serão registrados por universidades credenciadas, na forma da legislação vigente, à exceção das Faculdades Caiçaras, Garcia Silveira e da Faculdade da Terra de Brasília.
- Como saber se meu diploma realmente foi registrado pela UnB?
O titular do diploma deve enviar cópia dos seguintes documentos:
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- Diploma frente e verso;
- Um documento de identificação com foto; e
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- Uma solicitação manuscrita ao e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Incluí essa seção de mudança de turno, pois também é uma das formas de alteração de opção existentes na UnB. [UC1]
Incluí essa seção de mudança de acompanhamento curricular (mudança de currículo), pois também é uma das formas de alteração de opção existentes na UnB. [UC2]
Complementei e adaptei do site do Cerimonial da UnB: Cerimonial - Colação de Grau Tradicional (unb.br). [UC3]
Decidi por incluir essa definição de "provável formando", já que não há norma nenhuma da UnB que seja precisa o bastante para informar aos alunos sobre essa situação de concluinte. [UC4]
Página 11 também tem disposição sobre registro de diploma. [UC5]
Essa informação está equivocada. Por experiência própria, digo que tanto a MP, quanto o IRA são carreados ao curso no qual foi efetuado o registro de diploma. [UC6]
Excelente explicação. [UC7]
Na verdade, os créditos de extensão, tais quais os créditos em atividades complementares, são sui generis. Isso quer dizer que eles <não> se somam ao rol de créditos optativos do curso do aluno. Então, caso o currículo do curso do aluno preveja a integralização de créditos de extensão, eles serão, pura e simplesmente, créditos de extensão, e não créditos optativos. [UC8]
Se for o histórico no formato oficial emitido pelo SIGRA, infelizmente, não procede essa informação. Os créditos em atividades complementares constam como uma linha de informação adicional, logo abaixo no semestre em que foram concluídas. [UC9]
Fiz uma complementação, aqui. [UC10]
Essa informação não procede, conforme consignei na página 13, deste documento. [UC11]
Restaurante Universitário (RU)
- Como faço para não pagar o RU?
Confira as condições de isenção no site da DDS (Diretoria de Desenvolvimento Social): http://dds.dac.unb.br/index.php/perguntas-frequentes.
- Como faço para conhecer, virtualmente, o cardápio do RU?
Para conhecer o cardápio, acesse o link do restaurante em: https://ru.unb.br/index.php/cardapio-ru.
Peticionamento Eletrônico
- Como o aluno consegue acessar o sistema?
Para acesso ao sistema, é necessário fazer cadastro, conforme estas orientações, por meio do seguinte link: SEI - Sistema Eletrônico de Informações - Início (unb.br)
Caminho: SEI! --> Usuário Externo e Aluno / Esqueci a senha
Todos os alunos da UnB já possuem um pré-cadastro. Caso não seja aluno, deve fazer um cadastro e solicitar a liberação pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- O que é peticionamento eletrônico?
Trata-se de um mecanismo eletrônico, dentro da plataforma SEI/UnB, para que usuários externos da universidade possam acessar processos e demandas, as quais estão discriminadas dentro da plataforma.
- Para que serve o cadastro no SEI?
O SEI serve para fazer algumas solicitações por peticionamento eletrônico e para acompanhar processos em que o aluno é o interessado.
- Quem são os usuários externos?
São pessoas que não pertencem ao quadro de servidores da UnB.
- O que significa a expressão “processo sobrestado”, no SEI?
O sobrestamento de processos corresponde à suspensão temporária do processo, inclusive interrompendo a contagem de tempo e os prazos do processo. O sobrestamento impede que um processo receba novos documentos ou alterações.
- O formulário do SEI pede o código do curso. Nós devemos colocar o código da habilitação atual ou o código da segunda habilitação pretendida?
Com a implantação do SIGAA, esse campo não é mais necessário. A equipe da SAA está providenciando a alteração do formulário.
- Como faço para entrar com recurso?
Para realizar o recurso, o interessado deve ingressar por meio do processo intercorrente (peticionamento eletrônico) preenchendo o formulário de recurso geral, no link: http://saa.unb.br/aproveitamento-de-estudos.
SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)
- Como recuperar a senha de acesso ao SIGAA?
O aluno recupera senha e acesso, por meio do seguinte caminho: a) sig.unb.br; b) clicar em SIGAA; e c) clicar em esqueci a senha.
- Como faço para atualizar meus dados cadastrais?
Alguns dados podem ser atualizados pelo próprio aluno. Caso tenha alguma dificuldade, o aluno deve entrar em contato via e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..