Trancamento geral de matrícula (TGM) - Automático

Suspensão, requerida pelo aluno, de todas as suas atividades acadêmicas, sem perda do vínculo regular com a Universidade de Brasília, concedida sem necessidade de apresentação de justificativa e documentação comprobatória, para até dois períodos letivos, consecutivos ou não.

Aluno regular.

• A situação acadêmica do aluno deverá enquadrar-se em uma das opções:
    1. ter cursado na UnB, na categoria de aluno regular, pelo menos uma disciplina com aproveitamento;
    2. ter recebido as menções DP (dispensado) e CC (créditos concedidos), que serão desconsideradas;
    3. não estar sob condição imposta em processo de desligamento no período letivo do requerimento.
  • Para solicitar o TGM automático, não é necessário estar matriculado em disciplina.
  • Concedido o TGM automático, não será permitida sua anulação.
  • Quando o TGM automático se estender por mais de um período letivo, será exigida a renovação semestral do pedido.
  • Os períodos com registro de TGM automático não serão computados para contagem do tempo de permanência no curso estabelecido pelo CNE.
  • O pedido de TGM automático, mesmo quando deferido, será tornado sem efeito sempre que houver registro de aprovação em disciplina no período.
  • O aluno com TGM não poderá exercer monitoria ou qualquer tipo de bolsa, no período em que o trancamento estiver registrado.
  • O aluno sob condição de desligamento não pode ser beneficiado com o TGM automático.

Preencher o formulário “Solicitação do Aluno”.

Observância dos limites de TGMs permitidos:

• nove TGMs justificados e um TGM automático, ou
  • oito TGMs justificados e dois TGMs automáticos.

A informação TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA será consignada no histórico escolar, no período correspondente.

• Mediante a ciência no formulário “Solicitação do Aluno”.
  • Por via postal, quando não for possível a decisão imediata.

• Resolução CEPE nº 016/86, de 24/12/86.
  • Resolução CEPE nº 008/92, de 05/03/92.