Pré-Matrícula

Etapa processada automaticamente pelo Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (SIGRA), com base no fluxo do curso, resultando na geração de proposta de oferta de disciplinas para cada aluno no período letivo.

Aluno regular.

O sistema considera as disciplinas do “Fluxo de Curso”, obedecida a seguinte prioridade:

1. disciplinas não-cursadas pelo aluno desde o seu 1º período na UnB;
  2. disciplinas correspondentes ao período de fluxo atual do aluno.

São consideradas somente as disciplinas ainda não-cursadas cujos pré-requisitos o aluno possua.

Não é necessária a solicitação pelo aluno. O processamento, a geração da proposta de matrícula em disciplinas e a sua divulgação, impressa ou via internet, ocorrem de acordo com os prazos estabelecidos no "Calendário Universitário de Graduação".

MATÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTRO CAMPUS:
O aluno somente poderá solicitar matrícula em disciplinas de outro campus na etapa de matrícula vinculada. Nessa modalidade, durante todo o curso, poderão ser computados até 24 créditos.

• Decanato de Ensino de Graduação;
  • Unidade acadêmica;
  • Coordenadores de graduação;
  • Diretoria de Administração Acadêmica.

Informações consideradas no processamento:

1. fluxo de curso;
  2. oferta de disciplina/turmas no período letivo;
  3. histórico escolar do aluno.

Critérios de ordenação para obtenção de vagas:

1. condição de calouro/vestibulando.
  2. prioridade da opção:
    1. opção principal;
    2. opção secundária.
  3. aderência ao fluxo:
    • É o índice numérico obtido pela soma de créditos de disciplinas constantes no fluxo e não-cursadas pelo aluno, desde o ingresso na UnB até o período anterior ao do aluno.
    • Quanto menor for o índice, maior é a aderência do aluno ao fluxo e maior será a prioridade de obtenção de vaga.
    • O aluno que estiver aderente ao fluxo que cursar disciplina de período posterior não perderá a aderência, não sendo penalizado.
  4. posição relativa do aluno no curso (em relação ao final do curso):
    • Quanto mais próximo da conclusão do curso estiver o aluno, maior é a prioridade para obtenção de vaga.
  5. índice de rendimento acadêmico – IRA
  6. para cada aluno:
    1. tipo de disciplina:
      1. fundamental;
      2. complementar;
    2. prioridade no fluxo.

• O sistema gerará o relatório “Resultado de Pré-Matrícula no Período”, com o elenco de disciplinas em que o aluno foi pré-matriculado, bem como turma, número de créditos, horário, local e professor.
  • Para o aluno sob condição imposta em processo de desligamento, constará no relatório mensagem de alerta quanto à exigência a ser cumprida.
  • Nos casos em que não for possível a pré-matrícula automática em nenhuma disciplina, constará na listagem mensagem de que o aluno recorra ao coordenador de graduação.

Mediante retirada da listagem “Resultado de Pré-Matrícula no Período”, na secretaria da unidade acadêmica ou acessando o site da UnB.