Equivalência de Disciplina

Processo de análise do conteúdo programático de disciplinas oferecidas pela UnB, com o objetivo de considerar determinada disciplina equivalente àquela cursada no correspondente módulo exigido para integralização do currículo do curso e de dispensar o aluno de cursá-la.

Aluno regular.

• A equivalência baseia-se na comparação entre os conteúdos programáticos das disciplinas cursadas e das disciplinas pleiteadas.
  • Alunos, professores e coordenadores de graduação poderão solicitar equivalência de disciplinas independentemente de elas integralizarem ou não o currículo do seu curso.
  • As disciplinas obtidas por equivalência serão consideradas, para efeito de integralização curricular, na modalidade que significar maior benefício para o aluno; se no currículo do curso a disciplina equivalente for exigida como obrigatória, os créditos da disciplina cursada passarão a integralizar o módulo de disciplinas obrigatórias.
  • O registro de equivalência no histórico escolar implica a mudança do número de créditos cursados para a coluna correspondente à modalidade (obr –obrigatória, opt – optativa, ml – módulo livre) que maior benefício trouxer ao aluno.
  • A obtenção de equivalência tem por finalidade considerar as disciplinas efetivamente cursadas pelo aluno no cômputo do número de créditos do currículo
    do seu curso.

Em qualquer época.

Colegiado do curso de graduação.

• Comparação do conteúdo programático das disciplinas envolvidas. .
  • Definição do tipo de equivalência, englobando período de validade, abrangência, sentido e nível.
  • Registro do tipo de equivalência, em formulário próprio.

Após o cadastramento da equivalência no Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (SIGRA), será alterado automaticamente, no histórico escolar, o registro do número de créditos da disciplina cursada para a coluna correspondente à maior modalidade entre as disciplinas envolvidas.

Por via postal.

Resolução CEPE 221/96, de 28/12/96.