A Pós-Graduação compreende programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.

Os cursos de pós-graduação têm como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível. Os cursos de pós-graduação, constituídos por ciclos de atividades regulares que visam a aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e desenvolver a capacidade criadora, são os de especialização ou de aperfeiçoamento (Pós-Graduação Lato Sensu) e os de mestrado ou de doutorado (Pós-Graduação Stricto Sensu).

A Universidade de Brasília possui mais de noventa Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, além dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, que incluem as Especializações e as Residências Médicas e Multiprofissionais. No âmbito da Pós-Graduação da Universidade de Brasília, há mais de nove mil alunos ativos.